• Radio Catedral

Seminário Santo Antônio completa 94 anos neste domingo, 1º de março

Por Fabíola Castro

*Foto: Facebook Seminário Arquidiocesano Santo Antônio

O Seminário Arquidiocesano Santo Antônio de Juiz de Fora celebra neste domingo, 1º de março, seus 94 anos de fundação. Foi nessa data, do ano de 1926, que Dom Justino José de Santana, primeiro bispo de Juiz de Fora, quis logo no início de seu ministério fundar um seminário. Desde então, a instituição formou o Clero desta Igreja Particular e de diversas outras dioceses do Brasil.


Em 1969, a Arquidiocese deu os primeiros passos para transformá-lo em Seminário Maior, criando o curso de Filosofia. Em 1971, foi iniciado o Curso de Teologia. Isto possibilitou aos seminaristas completarem todo o percurso da formação presbiteral no mesmo local.


A década de 80 foi de grande riqueza para o Seminário. Dentre as conquistas desse tempo destacam-se a descoberta da pequena comunidade como lugar ideal da formação presbiteral; uma definição mais nítida entre a formação intelectual e as outras dimensões da formação trouxe enriquecimentos da ação pedagógica; a redefinição do papel do padre formador dos seminaristas; o eixo integrador da pastoral em todas as etapas da formação; a participação de psicólogos para a melhor formação humano-afetiva dos seminaristas; a importância singular da direção espiritual.


O atual Reitor do Seminário, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, comenta sobre a data festiva especial para a Casa de Formação.

O Vice-Reitor do Seminário e coordenador do Curso de Teologia, Padre Antônio Camilo de Paiva, fala sobre os frutos desses mais de 90 anos de formação.

Padre Camilo ressalta ainda, a formação humana oferecida pelo Seminário.

Monsenhor Luiz Carlos explica o processo formativo no caminho do sacerdócio, realizado no Seminário Santo Antônio.

Além de receber os jovens provenientes da Arquidiocese de Juiz de Fora, a instituição forma também seminaristas de outras dioceses.

Padre Camilo reforça, que para além da formação dos seminaristas, os leigos também podem estudar no Seminário Santo Antônio.

Para o seminarista Ronny Moreira, o Seminário é o lugar do cultivo da semente.

O jovem seminarista, Ronny, que cursa já o 4º ano de Teologia, incentiva e chama outros jovens para essa missão.

O Reitor do Seminário, Monsenhor Luiz Carlos, pede que todos incluam neste domingo, essa Casa de Formação em suas orações.

O Seminário Arquidiocesano Santo Antônio está localizado na Avenida Barão do Rio Branco, 4516 - Alto dos Passos. Informações sobre como ajudar, estudar ou se tornar seminarista, podem ser obtidas pelo telefone (32) 3239-8600.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .