top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Seminário em JF capacita gestores e profissionais de saúde no atendimento de arboviroses na Região Macrosudeste de MG

Por Rádio Catedral

Foto: SES-MG/Divulgação


Aconteceu em Juiz de Fora o “Seminário Macrorregional de Qualificação do Manejo das Arboviroses”, no auditório da Faculdade Suprema. Nesta terça (26), eram esperados 500 médicos e enfermeiros que atuam na assistência aos casos de dengue, zika, chikungunya em 94 municípios da macrorregião de Minas Gerais.

 

Eduardo Campos Prosdocimi, Subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), explicou que as reuniões em Juiz de Fora e em Ponte Nova fecham o calendário de capacitações.



Segundo Eduardo Prosdoscimi, o combate ao Aedes aegypti, mosquito que pode transmitir dengue, zika, chikungunya e febre amarela, deve ser realizado durante todo o ano.



O Superintendente Regional de Saúde de Juiz de Fora da SES-MG, Renan Guimarães, analisou o registro do número de casos na região.



Renan Guimarães reforçou a responsabilidade de todos de combater os focos e possíveis criadouros do mosquito nas residências e outros locais.



O Secretário de Saúde do município de Mar de Espanha (MG), Eder Souza, participou do primeiro dia de capacitação e explicou como está a atuação na cidade.



O município de Mar de Espanha tem uma morte por dengue em investigação e nenhuma confirmada. Além de 210 casos confirmados e 605 prováveis da doença. Não foram registrados casos de chikungunya e de Zika, de acordo com o Painel de Monitoramento de casos de arbovirores da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

 

A macrosudeste abrange as Regionais de Juiz de Fora, Leopoldina, Ubá e Manhuaçu.

 

Segundo os dados do levantamento até dia 22 de março, apresentados na Macrorregional Sudeste, foram registradas três mortes por dengue - uma em Juiz de Fora e duas em municípios da microregional de Carangola. Vinte e dois óbitos estão em investigação. As cidades possuem 13.958 casos confirmados de dengue e outros 29.990 prováveis.

33 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page