• Radio Catedral

Seminário Arquidiocesano Santo Antônio comemora 95 anos de fundação

por Giovane Rezende

Em comemoração aos 95 anos de fundação do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora, foi celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, Santa Missa na manhã de segunda-feira, 1º de Março.

A celebração contou com a participação do Reitor do Seminário, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, do Vice-reitor e coordenador do Curso de Teologia, Padre Antônio Camilo de Paiva, e diversos formadores da instituição de ensino.

Segundo Dom Gil, foi uma celebração diferente, que não pode contar com a participação presencial dos seminaristas. Ele destacou o momento de ação de graças.

Foi Dom Justino José de Santana, primeiro bispo de Juiz de Fora, que logo no início de seu ministério, quis fundar um seminário. Seu propósito realizou-se em 1° de março de 1926. Desde então, o Seminário formou o clero da Arquidiocese de Juiz de Fora e de diversas outras dioceses do Brasil.

Em 1969, a Arquidiocese deu os primeiros passos para transformá-lo em Seminário Maior, criando o curso de Filosofia. A continuação dos estudos em Juiz de Fora e o acolhimento de seminaristas de outras dioceses marcaram este momento. Já no ano de 1971 foi criado o Curso de Teologia e isto possibilitava aos seminaristas completar todo o percurso da formação presbiteral no mesmo local.

Desde a década de 90, o Seminário acolhe para o processo completo da formação presbiteral apenas os seminaristas da Arquidiocese de Juiz de Fora. Seminaristas de outras dioceses e de congregações são acolhidos apenas para as atividades acadêmicas, através dos Cursos de Filosofia e Teologia. Monsenhor Luiz Carlos de Paula, falou sobre o dia de alegria em celebrar esse espaço de formação tão importante.

De acordo com Monsenhor Luiz Carlos, mesmo com todas as dificuldades causadas pela pandemia, as atividades não pararam, o Seminário Santo Antônio se adaptou.

O Vice-reitor do Seminário e coordenador do Curso de Teologia, Padre Antônio Camilo de Paiva, aponta que celebrar o Seminário é celebrar o pensamento pastoral da Arquidiocese de Juiz de Fora.

Dom Gil Antônio Moreira deixa uma bênção especial em comemoração aos 95 anos do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio.

Confira as fotos*:

*Fotos por Elias Arruda - Folha Missionária

0 comentário

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .