top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Semana Teológica 2023 reflete sobre a importância da Virgem Maria para a Igreja Católica

Por Roberta Oliveira e Fabíola Castro


O salão nobre do Seminário Santo Antônio em Juiz de Fora estava repleto de leigos, estudantes, professores, seminaristas e padres na noite desta segunda-feira (18).


Eles participaram da abertura da 36ª Semana de Teologia que, neste ano, tem como tema “Maria na vida da Igreja”. A programação segue até quinta (21), no Seminário Santo Antônio que fica na Avenida Rio Branco, 4.516, no Alto dos Passos.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz Fora, Dom Gil Antônio Moreira, está em viagem, mas enviou uma mensagem de vídeo aos presentes.


Dom Gil Antônio Moreira reforçou a importância da Virgem Maria como modelo para os católicos e deixou uma bênção aos participantes da Semana Teológica.

Refletir sobre Maria no Ano Mariano


O Reitor do Seminário Santo Antônio e coordenador do curso de Teologia, Padre Antônio Camilo de Paiva, destacou as expectativas para as reflexões ao longo desta Semana de Teologia no Ano consagrado a Nossa Senhora.

A palestra de abertura foi proferida pelo Professor Dr. Padre Alfonso Garcia Rubio, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro sobre o tema geral da Semana de Teologia -“Maria na vida da Igreja". Ele destacou que “o culto a Maria aprofunda o encontro com Jesus Cristo”. Em agradecimento, ele recebeu de presente uma cesta com quitutes mineiros.


Continuação nesta terça-feira: “Mariologia do Papa Francisco”


Nesta terça-feira, às 19h, a Presidente da Associação Brasileira de Mariologia, Professora Doutora Lúcia Pedrosa de Pádua, da PUC-RJ, irá ministrar a palestra sobre o tema“Mariologia do Papa Francisco”. Ela comenta sobre o impacto da abordagem diferenciada do Santo Padre sobre a Virgem Maria na sociedade.




Exemplo de Maria é formação para a vida


O Reitor do Seminário São Tiago, da Diocese de São João del-Rei (MG) Padre Javé Domingos da Silva, comentou como a Semana Teológica contribui para a formação dos futuros sacerdotes.

Além de participantes da Diocese de São João del-Rei, estavam presentes também um sacerdote representando a Diocese de Valença (RJ) e os Sacramentinos que vivem no Cenáculo em Juiz de Fora.


O seminarista Miron de Oliveira Messias está no terceiro ano do curso de Teologia e falou as expectativas para as reflexões sobre a figura da Virgem Maria ao longo da Semana Teológica.


Para o seminarista Wesley Souza do segundo ano do curso de Filosofia, pensar em “Maria na Vida da Igreja” é uma convocação às atitudes pautadas no exemplo de Nossa Senhora.



Programação completa da 36ª Semana de Teologia


Dia 18 de setembro – Segunda-feira 19h – Abertura da Semana Acadêmica “Maria na vida da Igreja” – Prof. Dr. Pe. Alfonso Garcia Rubio

Dia 19 de setembro – Terça-feira 19h – Palestra “Mariologia do Papa Francisco” – Prof.ª Dra. Lúcia Pedrosa de Pádua *Professora em tempo contínuo na PUC-Rio, atua nas áreas de Antropologia Teológica, Mística e Espiritualidade e Mariologia.

Dia 20 de setembro – Quarta-feira 19h – Mesa redonda “Maria: devoção e Teologia” – Prof. Esp. Eduardo Antônio de Faria (Uniacademia/ITASA) – Prof. Ms. Pe. Elílio de Faria Matos Júnior (Uniacademia/ITASA)

Dia 21 de setembro – Quinta-feira 19h – Palestra “Títulos de excelência dados a Maria no Novo Testamento– Frei Clodovis Boff *Professor, teólogo e escritor.

26 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page