Semana Nacional de Museus movimenta espaços culturais da UFJF com oficinas, exposições e debates
- Radio Catedral
- 12 de mai.
- 6 min de leitura
Por Rádio Catedral

Começa nesta segunda-feira, dia 12, a 23ª Semana Nacional de Museus. Com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, o evento propõe refletir sobre o papel dessas instituições diante das mudanças sociais, culturais e tecnológicas nas comunidades.
Em Juiz de Fora, os museus da UFJF integram a agenda com uma programação variada, reunindo oficinas, visitas guiadas, exposições e exibições audiovisuais — muitas delas com entrada gratuita e abertas à comunidade.
Confira a programação dos museus da UFJF
Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm)
13/05 (terça-feira)
15h – Lançamento da Campanha “Mamm 20 anos”Início das comemorações pelos 20 anos do museu, com o lançamento do novo logotipo e da exposição Murilo Mendes: para ligar o eterno ao tempo ido. A escolha da data marca também o aniversário de nascimento do poeta Murilo Mendes, patrono da instituição.
14/05 (quarta-feira)
9h às 12h – Minicurso: “Organizando imagens: Formulários Google como ferramenta de pesquisa”O minicurso será ministrado por Johnatas Costa, doutorando em História pela UFJF. As vagas limitadas. As inscrições para participar devem ser feiras no site do museu, a partir de segunda-feira, 12.
15/05 (quinta-feira)
10h – Laboratório de portas abertasVisita mediada ao Laboratório de Conservação e Restauração de Pintura e Escultura. A entrada é gratuita, com vagas limitadas. As inscrições devem ser feiras no site do museu, a partir de segunda-feira, 12.
17/05 (sábado)
15h – Exibição do documentário “O Cangaceiro da Moviola”O CineMamm e CineClube Movimento apresentam “O Cangaceiro da Moviola”. O filme retrata a trajetória do montador Severino Dadá. A sessão será seguida de debate com a presença do diretor.
Outras informações:
(32) 2102-3583 – Museu de Arte Murilo Mendes.
E-mail: producao.mamm@ufjf.br
Forum da Cultura
12 a 16/05 (segunda a sexta-feira)
Visitas mediadas
10h às 19h – As visitas apresentam reflexões sobre memória, patrimônio e pertencimento, promovendo a compreensão das relações sociais e do significado histórico dos espaços culturais da UFJF.
12/05 (segunda-feira)
14h às 17h – Oficina Pintura a óleo sobre tela
A oficina é realizada com o artista plástico Everaldo Silva. A atividade é para adoliescentes e jovens, visando estimular a criatividade e o interesse por museus.
13/05 (terça-feira)
14h às 17h – Oficina Caça ao Tesouro do Casarão: Redescobrindo o Fórum da Cultura
Atividade lúdica e sensorial que incentiva o vínculo afetivo com o patrimônio histórico.
15/05 (quinta-feira)
14h às 15h – Sessão audiovisual “Traços de Resistência”, de Thaís KokamaProdução indígena sobre o grafismo dos povos do Amazonas.
15h – Bate-papo com Luciane Monteiro (MAEA)
Discussão sobre arte indígena, resistência e preservação da memória.
16/05 (sexta-feira)
14h às 17h – Oficina Fotografias de Antiquário do Fórum, com Fernando Raine
Oficina de introdução à fotografia e prática com objetos antigos do acervo do casarão.
12/05 a 16/05 (segunda a sexta-feira)
10h às 19h – Galeria de Arte – “Antiquário”, de Fernando RaineFotografias em preto e branco que resgatam a memória urbana e cotidiana por meio de objetos históricos. As atividades são gratuitas e aberta ao público.
As inscrições para oficinas devem ser feitas pelas redes sociais @forumdaculturaufjf e no site do Fórum da Cultura.
Durante todo o mês
10h às 19h – Exposição Museu de Cultura Popular – “Marias”Representações da mãe de Jesus Cristo em diversos materiais, explorando patrimônio religioso, arte sacra e presença feminina.O Forum da Cultura conta com a Galeria de Arte e o Museu de Cultura Popular. As visitações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h.
O endereço é Rua Santo Antônio, 1.112, Centro.
Outras informações: (32) 2102-6306 – Forum da Cultura.
E-mail: forumdacultura@ufjf.br
Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (Maea)
14/05 (quarta-feira)
14h às 17h – Mediação na exposição “Hãmhitap hã ApnE – Aldeia Ancestral”
A exposição faz relação sustentável e harmônica dos povos indígenas com o meio ambiente. A exposição está no Jardim Botânico (R. Cel. Almeida Novais, 246 – Santa Terezinha). Participam discentes e docentes do 1° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Desembargador Canedo do município de Muriaé -MG.
15/05 (quinta-feira)
14h às 17h – Oficina de experimentação estética
A oficina tem o intuito de apresentar, de maneira crítica, a técnica indígena acordelada (rolete) para confecção de cerâmica para os estudantes. As atividades também acontecem no Jardim Botânico. Participam discentes e docentes do 2º e 3º ano do Ensino Médio do Colégio Stella Matutina.
22/05 (quinta-feira)
14h às 17h – Oficina de Arte e Tecnologia Indigena
Apresentar, de maneira crítica, a técnica indígena acordelada (rolete) para confecção de cerâmica para os estudantes. A oficina também acontece no Jardim Botânico. Participam discentes e docentes do 5° ano da E.M Catarina Barbosa do município de Juiz de Fora -MG.
26/05 (segunda-feira)
19h às 21h – Oficina Entre memórias e afetividades: Implementação de um Museu de Território no Bairro Dom Bosco.
Nesta oficina as protagonistas serão as mulheres do bairro Dom Bosco, Juiz de Fora-MG. Mostrando a riqueza e diversidade de seus saberes e fazeres, como o artesanato, culinária, entre outros conhecimentos ancestrais. A atividade acontece na Associação dos Amigos (ABAN) – João Beguelli, 72 – Dom Bosco. Para participar é necessário enviar e-mail para maea.ufjf@gmail.com
Durante todo o ano
8h às 16h – Fazer Ciência no Sítio Arqueológico
A visitação, que acontece no Centro de Ciências da UFJF, faz parte do “Projeto Escavando sítios, fazendo aproximações: oficinas de Arqueologia para estudantes”. A ação integra o Programa SBPC vai à Escola e faz parte das ações educativas do Maea. A proposta consiste na realização de atividades de divulgação da ciência, do estímulo ao interesse pelo conhecimento científico e de fomento à criatividade das crianças, adolescentes e jovens em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela ONU/UNESCO. Podem participar estudantes da rede pública e municipal do município de Juiz de Fora e região.
O agendamento deve ser feito no site do Centro de Ciências.
Outras informações: Museu de Arqueologia e Etnologia Americana. Instagram Facebook
Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia (MDCT)
12/05 a 16/05 (segunda a sexta-feira)
8h às 12h – Exposição “Circuitos e Conexões”A exposição tem o intuito de apresentar uma imersão no universo dos equipamentos que formaram a base do ensino de eletrônica ao longo das últimas décadas e também de objetos eletrônicos presentes em nosso cotidiano como: TV´s, rádios, gravadores e reprodutores de mídias diversos. A entrada é gratuita.
8h às 12h – Exposição “Do Laboratório ao Cotidiano”A exposição é composta das coleções mais representativas do acervo do MDCT. A coleção de Topografia, a coleção do fabricante Les Fils D’Émile Deyrolle, a coleção de Medidas Elétricas, a coleção de Informática e a coleção de peças produzidas pela Fábrica de Aparelhos da Escola de Engenharia de Juiz de Fora (EEJF) formam o núcleo inicial do acervo, que acompanhou todas as mostras do MDCT em seus diferentes espaços, ao longo de sua história de mais de 25 anos de formação.
14/05 (quarta-feira)
9h às 10h – Visita Mediada
A visita conta a história da Ciência e da Tecnologia, explorando suas mudanças ao longo do tempo. A visitação conta com coleções que guardam memórias de diferentes períodos do conhecimento científico e suas tecnologias, compreendendo também sua importância social e cultural.
O Museu Dinâmico fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, 763 – Centro (com entrada pela Rua Floriano Peixoto).
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Outras informações: (32) 2102-6340 – Museu Dinâmico da Ciência e Tecnologia
Centro de Convenção da Memória (Cecom)(Foto: UFJF)
14/05 (quarta-feira)
19h – Websérie Grito Urbano
A busca resgatar a história do hip hop em Juiz de Fora através de entrevistas com os diversos atores que fazem parte desse movimento na cidade. Assim, o objetivo é destacar a voz desses agentes como meio de resistência e difusão cultural. Dessa forma, as temporadas serão divididas de acordo com os quatro elementos do hip hop (dj, breaking, grafitti, rap) e o quinto elemento que é o conhecimento, a informação. Os episódios serão publicados semanalmente às quintas-feiras.
16/05 (sexta-feira)
14h às 18h – Oficina Fios de Memória
A oficina Fios da Memória, uma parceria entre o Arquivo Central/UFJF e Centro de Conservação da Memória (Cecom)/UFJF, pretende promover a prática dos bordados à mão, com a valorização de técnicas e tradições mineiras. No total, são 15 vagas. As atividades acontecem no Cecom (Av. Getúlio Vargas, 763 – Centro, Juiz de Fora – MG) Para participar é necessário preencher um formulário on-line. Não é necessário experiência para participar da atividade.
O Cecom fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, 763 – Centro (com entrada pela Rua Floriano Peixoto) e funciona de segunda a sexta-feira, d7h às 19h.
Outras informações: (32) 2102-6339 – Centro de Conservação da Memória. Instagram
E-mail: cecomufjf@gmail.com
Arquivo Central
12/05 a 16/05 (segunda a sexta-feira)
7h às 19h – Varal de PoesiasO varal é composto por poemas participantes das edições dos Festivais de Arte da UFJF, entre os anos de 1963 e 1971. Com temática plural, ao longo da semana, serão expostas fotografias, bate papo, leituras e uma linha do tempo relembrando os históricos Festivais de Arte da UFJF, estimulando a interação com nossos visitantes. O varal ficará exposto no Arquivo Central, localizado na Av. Barão do Rio Branco, 3460 – fundos – Centro.
16/05 (sexta-feira)
14h às 18h – Oficina Fios da MemóriaA oficina Fios da Memória, uma parceria entre o Arquivo Central/UFJF e Centro de Conservação da Memória (Cecom)/UFJF, pretende promover a prática dos bordados à mão, com a valorização de técnicas e tradições mineiras. No total, são 15 vagas. As atividades acontecem no Cecom (Av. Getúlio Vargas, 763 – Centro, Juiz de Fora – MG)
Para participar é necessário preencher um formulário on-line. Não é necessário experiência para participar da atividade.
Outras informações: (32) 2102-6321 – Arquivo Central da UFJF.
E-mail: arqcentral@ufjf.br
Comments