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Segundo Procon consumidor está mais consciente de seus direitos e pode contar com apoio do órgão

Por Fabíola Castro


O Procon de Juiz de Fora - Agência de Proteção e Defesa do Consumidor divulgou um balanço com dados quantitativos sobre os serviços prestados pelo órgão de janeiro a junho de 2022 no município.


O Superintendente do Procon, Eduardo Floriano, detalhou o que mais chamou a atenção no balanço destes meses.


Segundo Eduardo Floriano, os consumidores estão mais atentos aos próprios direitos e o órgão tem intensificado a conscientização dessas pessoas, para que de fato, elas saibam e conheçam esses direitos nas relações de consumo.


Também como forma de conscientizar e formar os consumidores, o Procon promove vários cursos e workshops ao longo do ano, assim como aconteceu no primeiro semestre.


Além dos atendimentos na sede do Procon, no Centro de Juiz de Fora, o Superintendente, Eduardo Floriano, lembra das ações realizadas nos bairros que levam os serviços e orientações para mais perto das pessoas.


O Procon de Juiz de Fora fica na Av. Presidente Itamar Franco, 992 – Centro. O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30. Os telefones de contato são (32) 3690-7610 e 3690-7611. O órgão conta ainda com uma página no Instagram, @proconjf.


Dados do balanço


O Departamento de Atendimento ao Consumidor (DATC) do Procon realizou, no período janeiro a de junho de 2022, 13.075 atendimentos aos consumidores, 2.027 retornos e 2.133 audiências.


Já o Departamento de Apuração de Práticas Infrativas (Dapi), proferiu 140 decisões e instaurou 120 processos, além de promover através da fiscalização o total de 684 ações de vistoria e 71 lavraturas de documentos fiscais, entre outros.


O Departamento de Estudos, Pesquisas e Projetos (DEPP), promoveu 760 atendimentos através da unidade móvel do Procon, em diferentes regiões da cidade. Também desenvolveu 38 eventos de capacitação, como cursos e workshops voltados para Educação Financeira e Direito do Consumidor.

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