top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Segunda etapa da vacinação antirrábica na Zona Urbana acontece no sábado (21) em Juiz de Fora

Por Rádio Catedral


A Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora promove a segunda etapa da vacinação antirrábica na Zona Urbana município, neste sábado, dia 21 de outubro, como explica o médico veterinário, supervisor do setor de Zoonoses e coordenador da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, José Geraldo de Castro Júnior.


José Geraldo de Castro Júnior fala ainda sobre os pontos de vacinação e reforça as orientações em relação à imunização dos animais.


Clique aqui e confira os locais de vacinação.


Raiva no município


Em relação à situação epidemiológica da raiva no município, a Secretaria de Saúde destaca que não são registrados casos da doença em cães e gatos desde o ano de 1998. Em contrapartida, são registrados casos de raiva em bovinos e equinos, frequentemente na zona rural, transmitida principalmente por morcegos.


A raiva é uma zoonose causada por vírus e transmitida por mamíferos, principalmente cães e gatos, cabendo destacar que a transmissão ao homem também pode ocorrer através de equinos e bovinos, animais silvestres/morcegos, principalmente na zona rural. A transmissão ocorre através de mordeduras, arranhaduras e lambeduras de mucosas, em função do vírus estar presente na saliva dos animais contaminados.


O Hospital de Pronto Socorro (HPS) é o local de referência em Juiz de Fora em casos de mordidas/arranhões de cães, gatos e outros animais possivelmente contaminados. O serviço de soroterapia do HPS é referência no tratamento antirrábico na região, para que se avalie a necessidade de aplicação de vacina e/ou soro antirrábico. Esse é um procedimento que representa outra importante ação na prevenção da doença, além da vacinação dos animais.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page