top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica animal acontece em JF neste sábado (26)

Vacinação será realizada na Zona Urbana do município.


Por Fabíola Castro


A segunda etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal na Zona Urbana será realizada em Juiz de Fora neste sábado, 26 de novembro, de 8h às 17h. Os tutores podem levar seus bichinhos a 40 postos de vacinação especiais espalhados pelo município. O médico veterinário e coordenador da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal no município, José Geraldo de Castro Júnior, fala sobre a ação.


A segunda etapa da campanha cumpre orientação do Ministério da Saúde (MS), tendo como objetivo principal a revacinação dos animais que receberam as primeiras doses de suas vidas na primeira etapa da campanha; porém, representa, também, uma nova oportunidade para os animais que perderam essa etapa, e dessa forma, conforme médico veterinário José Geraldo de Castro Júnior, uma forma de prevenir o aparecimento da raiva.


Seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS), a Secretaria Municipal de Saúde realiza a vacinação de cães e gatos, em função destes animais serem principais transmissores da raiva para o ser humano.


Segundo o médico veterinário José Geraldo de Castro Júnior, neste sábado, 26, haverá pontos centrais de vacinação, mas não serão todas as Unidades Básicas de Saúde que estão abertas neste dia.


Em relação à situação epidemiológica da raiva no município, segundo informações da Secretaria de Saúde, não são registrados casos da doença em cães e gatos desde o ano de 1998. Em contrapartida, são registrados casos de raiva em bovinos e equinos, frequentemente na zona rural, transmitida principalmente por morcegos. A transmissão da raiva ocorre através de mordeduras, arranhaduras e lambeduras de mucosas, em função do vírus estar presente na saliva dos animais contaminados.


O Hospital de Pronto Socorro (HPS) é o local de referência em Juiz de Fora em casos de mordidas/arranhões de cães, gatos e outros animais possivelmente contaminados. O serviço de soroterapia do HPS é referência no tratamento antirrábico na região, para que se avalie a necessidade de aplicação de vacina e/ou soro antirrábico. Esse é um procedimento que representa outra importante ação na prevenção da doença, além da vacinação dos animais.


Clique aqui e confira a relação dos locais de vacinação neste sábado, 26, em Juiz de Fora.

2 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page