Por Roberta Oliveira
Seguir Jesus vai além de falar e agir, é necessário se sentir verdadeiramente ligado aos ensinamentos do Cristo sobre a Palavra de Deus e a praticá-los de forma sincera.
Esta foi a tônica da homilia do arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, na missa da Segunda-feira Santa, que precedeu a Procissão do Depósito.
A contradição na visita à família em Betânia
Dom Gil destacou que o Evangelho narra um ambiente contraditório vivido durante a visita de Jesus aos irmãos Maria, Marta e Lázaro. Primeiro destacou o afeto que unia Cristo à família de Betânia
Ainda na homilia, o Arcebispo Metropolitano fez o contraponto com a atitude de Judas Iscariotes.
Dom Gil Antônio Moreira reforçou que Judas tinha "discurso", mas não tinha verdade na prática do amor à Cristo, como os irmãos de Betânia.
O arcebispo ponderou que Judas perdeu a capacidade de amar ao focar em bens e riqueza materiais - mesmo convivendo de forma próxima com Jesus Cristo. E que sempre devemos oferecer a Deus o nosso melhor.
No encerramento da homilia, Dom Gil lembrou que os fatos narrados neste Evangelho ocorreram seis dias antes de Jesus morrer na Cruz. Ele também comentou outro significado desta experiência na casa dos irmãos de Betânia.
Confira também:
Comentários