top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Santuário Nossa Senhora das Mercês, em Mar de Espanha, celebra a padroeira neste domingo (24)

Por Fabíola Castro


Neste domingo, 24 de setembro, a Igreja celebra Nossa Senhora das Mercês devoção que remonta ao século XIII, na Espanha, numa aparição da Virgem Maria, pedindo a liberdade dos cristãos escravos. Naquela época, os mouros saqueavam regiões costeiras e levavam os cristãos como escravos para a África. Nessa horrível condição, muitos perdiam a fé por pensar que Deus os tinha abandonado.


Pedro Nolasco, vendo essa situação, vendeu até seu próprio patrimônio para libertar os cativos. Do mesmo modo, formou um grupo para organizar expedições e negociar resgates. Quando o dinheiro acabou, então, pediram esmolas. Entretanto, as ajudas também terminaram. Foi quando Nolasco pediu a Deus para ajudá-lo. Em resposta, a Virgem apareceu a ele e pediu que fundasse uma congregação para resgatar os cativos.


O neossacerdote, Jadaí Leandro, fala sobre essa devoção.


Diante do desejo de Nossa Senhora, foi fundada a ordem dos Mercedários em 1218 em Barcelona, na Espanha. São Pedro Nolasco foi nomeado pelo papa Gregório IX como superior geral.


Os integrantes, além dos votos de pobreza, castidade e obediência, faziam um quarto voto em que se comprometiam a dedicar sua vida a libertar os escravos e que ficariam no lugar de um cativo que estivesse em perigo de perder a fé, quando o dinheiro não fosse suficiente para conseguir a libertação.


Mais tarde, no ano 1696, o Papa Inocêncio XII fixou o dia 24 de setembro como a festa de Nossa Senhora das Mercês em toda a Igreja.


Na Arquidiocese de Juiz de Fora, o Santuário Arquidiocesano de Mar de Espanha (MG) é dedicado a Nossa Senhora das Mercês. Em festa, o local recebeu neste sábado, 23, pela manhã a cerimônia de Ordenação Presbiteral do Padre Jadaí Leandro. E neste domingo, 24, haverá às 8h, Missa Festiva, às 10h, Missa das Crianças, e às 18h, procissão da saindo da cooperativa em direção ao Santuário, onde haverá Missa Solene presidida pelo neossacerdote, Padre Jadaí. O Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora das Mercês fica na Praça Barão de Ayuruoca, 332 – Centro de Mar de Espanha.

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page