Por Roberta Oliveira
Nesta quarta-feira, 19 de abril, é celebrado Santo Expedito, o intercessor das causas urgentes e padroeiro dos estudantes. A tradição o apresenta como chefe da 12ª Legião Romana, conhecida como Fulminante, localizada em uma província romana da Armênia. Ele se destacou no comando pelas ações de dever, à ordem e à disciplina.
No Jornal Boa Nova desta quarta-feira, o Padre Bill Jonatas Silva Souza, Vigário Paroquial na Paróquia de Santa Teresinha, falou sobre o testemunho de conversão e de fé dado por Santo Expedito.
Na Arquidiocese, há celebrações em andamento ou iniciando no Bairro Alto Eldorado, no Loteamento Aldeia em Juiz de Fora. Em Lima Duarte, a festa é na igreja no Bairro Vila Belmiro. Em Matias Barbosa, Santo Expedito é celebrado na igreja no Jardim do Mina, na zona rural. Em Santos Dumont, a festa é na comunidade santo Expedito, na Vila Brandão.
Do Exército à defesa da fé: o caminho de conversão de Expedito
Para entender melhor o caminho que levou o militar Expedito aos altares, o Padre Bill Jonatas Silva Souza conta que a experiência maravilhosa que Santo Expedito teve com Jesus Cristo e o Evangelho ocorreu enquanto ele trabalhava no exército romano.
Mesmo sem perceber, Santo Expedito tinha o coração aberto à Palavra de Deus. E os testemunhos dos cristãos da época o fizeram repensar a vida.
Da indecisão à convicção
Um fato curioso é que o santo das causas urgentes e impossíveis passou por um momento de indecisão. Padre Bill explicou que um sonho mudou o propósito de Expedito - e o tornou um exemplo a ser seguido pelos cristãos.
Santo Expedito é um intercessor popular dos cristãos. Na paróquia Santa Teresinha, já houve duas celebrações nesta manhã na Capela na Rua Adelaide Maria da Conceição, 563, no Bairro Alto Eldorado. Padre Bill convida para as missas ainda hoje e deixa uma bênção para os ouvintes da Rádio Catedral.
Comments