Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Radio Catedral

Santa Clara, patrona da televisão, é celebrada em 11 de agosto

Atualizado: 9 de Ago de 2019

Por Fabíola Castro*

Neste domingo, 11 de agosto, a Igreja celebra Santa Clara, patrona da televisão. Clara nasceu em Assis (Itália), no ano de 1193. O seu nome vem de uma inspiração dada a sua fervorosa mãe. Inspiração essa, que lhe revelou que a filha haveria de iluminar o mundo com sua santidade.


Pertencente a uma nobre família, destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, por isso, ao se deparar com a pobreza evangélica vivida por Francisco de Assis apaixonou-se por esse estilo de vida.


Em 1212, quando tinha apenas 18 anos, a jovem abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isso foi ao encontro de Francisco de Assis na Porciúncula e teve seus cabelos cortados como sinal de entrega total ao Cristo pobre, casto e obediente.


Ao se dirigir para a igreja de São Damião, Clara – juntamente com outras moças – deu início à Ordem, contemplativa e feminina, da Família Franciscana (Clarissas), da qual se tornou mãe e modelo, principalmente no longo tempo de enfermidade, período em que permaneceu em paz e totalmente resignada à vontade divina.


Santa Clara pode assistir, um ano antes de sua morte em 1253, a Celebração da Eucaristia, sem precisar sair de seu leito. Por essa razão é que a santa é aclamada como a “Patrona da Televisão”.


Nada podia contra a fé de Clara na Eucaristia e o Padre Gil Condé fala sobre essa devoção e seu significado para os fiéis.


Na Arquidiocese de Juiz de Fora algumas comunidades são dedicadas à Santa Clara e prepararam programação especial em sua homenagem. Confira as programações completas:


Capela Santa Clara – pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes *A capela fica na Rua Ivan Batista de Oliveira, 1115 – Milho Branco


Até dia 11 de agosto – Novena 19h30 – Celebração *Exceto nos finais de semana

Dia 10 de agosto – Sábado 18h – Procissão Luminosa – saindo do pátio da Escola Engenheiro André Rebouças para a capela Santa Clara. Logo após celebração.

Dia 11 de agosto – Domingo – Dia de Santa Clara e Dia dos Pais 8h – Celebração em honra a nossa Padroeira, logo após será servido um café para confraternização com todos os pais *Funcionamento de barraquinhas diversas nos dias 9 e 10 de agosto


Comunidade Santa Clara – Pertencente a Paróquia Divino Espírito Santo * A comunidade fica na Rua Maria Luiza Alves, 305 – Santa Paula


De 8 a 10 de agosto – Tríduo Dias 8 e 9 de agosto 19h30 – Missas

Dia 10 de agosto – Sábado 19h – Missa

Dia 11 de agosto – Domingo – Dia de Santa Clara 9h30 e 15h – Missas 18h – Concentração no campo do bairro, seguida de procissão luminosa para a igreja, onde haverá missa *Funcionamento de barraquinhas todos os dias


Capela Santa Clara – pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Rio Novo (MG) *A capela fica no Bairro Santa Clara


De 8 a 10 de agosto – Tríduo

Dia 08 de agosto – Quinta-feira 19h – Terço

Dia 09 de agosto – Sexta-feira 19h – Celebração Eucarística às 19h

Dia 10 de agosto – Sábado 19h – Terço

Dia 11 de agosto – Domingo – Dia de Santa Clara 18h30 – Procissão pelas ruas do bairro e logo em seguida de Celebração da Palavra.


*Com informações de: santo.cancaonova.com