top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Saúde da mulher

Atualizado: 9 de mar. de 2022

Por Fabíola Castro

Foto: Site Oncologia Abc.

A partir de 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, criado com o objetivo de afirmar as lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres. A data é celebrada oficialmente desde 1975, mas sua origem remonta do início do século 20, quando diversos protestos de mulheres ecoaram pelos Estados Unidos e Europa reivindicando melhores condições de trabalho e igualdade de direitos.


As mulheres formam a grande maioria em nosso país, abrangendo cerca de 51,7% da população brasileira. A saúde é imprescindível e requer atenção e prioridade ao longo da vida. Ter um cuidado maior a esse aspecto e ao bem-estar pode prevenir uma série de enfermidades, aumentando a expectativa de vida e melhorando a sua vivência.


A Médica Dra. Ana Lima Pimentel, Mestre e Doutora em Saúde Coletiva e doutorado com ênfase em Saúde da Mulher, em entrevista para o quadro "Bendita Saúde", falou sobre o tema.


Confira:


O que podemos entender como uma boa saúde para as mulheres?


Quais são os principais fatores que podem impactar a saúde das mulheres?


Cada mulher tem necessidades específicas quanto à atenção com a saúde e o bem-estar. No entanto, algumas recomendações gerais podem ser importantes para melhorar a qualidade de vida e deixar as mulheres atentas em relação ao cuidado com a sua saúde. O que podemos citar dessas recomendações básicas quando se fala da saúde da mulher

No Brasil temos uma Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres?


Cuidar da saúde física é muito importante, mas dar atenção à saúde mental, principalmente nesses tempos que estamos vivendo também é preciso?


A saúde da mulher merece a máxima atenção, principalmente em situações em que essa parte da população é mais vulnerável. E ter acesso a um bom acompanhamento com profissionais especializados também é fundamental?


Em Juiz de Fora, há o Departamento de Saúde da Mulher. Como ele funciona e o que ele oferece?

8 de março é uma data para conscientização dos direitos das mulheres, mas para ser perpetuada todos os dias. Qual mensagem você deixa nesse dia para todas as mulheres?


Que todas as mulheres tenham o direito de cuidar bem da sua saúde, de cuidar bem de si, com dignidade! Para além das homenagens deste dia, que o respeito em todos os sentidos prevaleça em todos os outros dias!

11 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page