
Em outubro passado, o Papa Francisco abriu os trabalhos do próximo Sínodo dos Bispos, que acontecerá em 2023, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O processo inaugura uma nova metodologia de consulta que contará com diferentes fases, entre outubro de 2021 e outubro de 2023.
Neste sentido, a fase paroquial de todo este processo foi vivida até o mês de abril, com a discussão e apresentação de propostas pelas pastorais e movimentos de cada paróquia. Na sequência, teve início a fase por foranias.
No último sábado, dia 28 de maio, na Paróquia Nossa Senhora da Glória, no Morro da Glória, representantes das paróquias que compõem a Forania Santo Antônio se reuniram para a apresentação destas propostas, que serão enviadas à Arquidiocese de Juiz de Fora, dentro da chamada fase diocesana do Sínodo. Foi um momento para refletir sobre o papel do leigo na Igreja e o caminho a ser seguido. Na ocasião, também foram entregues os questionários respondidos pelas paróquias. Ao final, um belo café foi servido.
No domingo, dia 29, foi a vez da Forania Imaculada Conceição. Para evitar aglomeração, foram escolhidas cinco paróquias de referência, para que o encontro ocorresse por setores da vida pastoral, conforme a instrução da Comissão Diocesana do Sínodo 2023.

As paróquias escolhidas foram: Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Barbosa Lage), Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Francisco Bernardino), Paróquia Imaculada Conceição (Benfica), Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Santa Cruz) e Paróquia São João Paulo II (Nova Era).
Para Padre Robert Teixera, que acompanhou o setor juventude, o momento foi muito proveitoso. “A celebração da escuta é muito importante, muito proveitosa. Ver, de fato, quais são os anseios dos jovens, a visão que eles têm sobre a Igreja, também as perspectivas para o futuro…. Destacando a importância que ganhou a pastoral da comunicação por conta da pandemia, e os jovens ganham protagonismo, eles têm essa facilidade de lidar com os meios de comunicação”.
Os vigários forâneos tem até o dia 18 de junho para encaminhar à Comissão Diocesana do Sínodo 2023, os relatórios redigidos a partir dos debates que ocorreram durante os encontros forâneos.
Durante a abertura do Sínodo, em outubro do ano passado, o Papa Francisco convidou todos a viver o “Sínodo no espírito da ardente oração que Jesus dirigiu ao Pai pelos seus: ‘Para que todos sejam um’. É a isto que somos chamados: à unidade, à comunhão, à fraternidade que nasce de nos sentirmos abraçados pelo único amor de Deus”.
Os encontros arquidiocesanos, por forania, que visam a escuta do povo de Deus para o Sínodos dos Bispos são chamados de “Koinonia”, palavra que significa “comunhão”.
Confira também: Forania Nossa Senhora das Dores realiza encontro em Lima Duarte (MG).
*Colaboração: Por Pascom Paróquia da Glória.
Comentarios