• Radio Catedral

São Pio X é celebrado neste dia 21 de agosto – Paróquia do Bairro Ipiranga está em festa

A Paróquia do Bairro Ipiranga em Juiz de Fora é dedicada a São Pio X.


Por Fabíola Castro*

*Foto: Facebook Paróquia São Pio X

Nesta sexta-feira, 21 de agosto, a Igreja celebra São Pio X, o Papa que pregava e vivia a pobreza. “Nasci pobre, vivi na pobreza e quero morrer pobre”, deixou escrito em seu testamento.

Seu nome era Giuseppe Sarto e nasceu na Itália, em 1835. Em 1903, ao se tornar Pontífice tomou o nome de Pio X.


Mais adiante, redigiu e aprovou decretos sobre o Sacramento da Eucaristia, nos quais recomendava e elogiava a comunhão diária, com a possibilidade de que as crianças se aproximassem para recebê-la a partir do momento que entendessem quem está na Santa Hóstia Consagrada. Isto foi o suficiente para que passasse a ser chamado de o “papa da Eucaristia”.


Quando alguém o chamava de “padre santo”, ele corrigia sorrindo: “Não se diz santo, mas Sarto”, em referência ao seu sobrenome de família. Em 1914, depois de tê-la profetizado, eclodiu a Primeira Guerra Mundial. “Esta será a última aflição que me manda o Senhor. Com gosto daria minha vida para salvar meus pobres filhos desta terrível calamidade”, disse o Santo Padre.

Sorridente, pai e pastor, São Pio X entrou no Céu com 79 anos, em 20 de agosto de 1914, deixando para a Igreja o seu testemunho de pobreza, pois conta-se o fato, que tomou dinheiro emprestado para comprar as passagens de ida e volta rumo ao conclave que o teria escolhido Papa, pois não acreditava num erro do Espírito Santo.

Foi canonizado em 1954 pelo papa Pio XII.

Em Juiz de Fora, há uma Paróquia dedicada a São Pio X, no Bairro Ipiranga, administrada por sacerdotes da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração (MSC), e que desde o dia 11 de agosto está em festa, como comenta o pároco, Padre Adeilson Silva.

Para este dia festivo, 21 de agosto, momentos de oração foram preparados: um aconteceu pela manhã com Adoração ao Santíssimo Sacramento e às 18h30, será rezado o Terço, finalizando com a Missa Solene.

Em um gesto concreto de solidariedade, como comenta Padre Adeilson, a Paróquia vem recolhendo em cada dia de celebração diferentes doações que serão destinadas às famílias atendidas pelos Vicentinos nas comunidades. Nesta sexta-feira (21), as pessoas podem doar fraldas descartáveis infantis e geriátricas.

As festividades continuam no fim de semana. No sábado (22), será realizada a "Live Solidária de São Pio X", às 20h, e no domingo (23), uma Missa às 9h, e o almoço delivery e drive thru ao meio-dia.


As celebrações e também a live podem ser acompanhadas pelo Facebook Paróquia São Pio X.



*Com informações do site da CNBB.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .