top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

São João Nepomuceno: mártir da Confissão é celebrado em município da Zona da Mata

Por Roberta Oliveira

São João Nepomuceno | Foto: Pascom/Paróquia São João Nepomuceno

Nesta terça-feira, 16, o município mineiro de São João Nepomuceno está em festa, celebrando o padroeiro. O Seminarista Gláucio Antônio Moreira narrou a história do santo conhecido como o mártir da Confissão em entrevista ao Jornal Boa Nova.


Em 2023, a festa na paróquia tem como tema "Com Maria, Mãe da Igreja, e São João Nepomuceno, em oração e comunhão, rumo ao centenário diocesano". O lema é "Que todos sejam um para que o mundo creia." (Jo 17, 31).


Às 17h, haverá procissão saindo da frente da Prefeitura, em direção a Igreja Matriz na Praça Treze de Maio, 63, no Centro. Logo após, Santa Missa. Na ocasião, as orações serão em intenção pelo município, por toda a paróquia e comunidades.


Os sermões que mudavam vidas


O santo nasceu em uma família pobre. Os pais estavam em idade avançada quando tiveram o filho pela intercessão da Santíssima Virgem. Para que ele sempre se lembrasse da afeição que devia ter para com Nossa Senhora, escolheram batizá-lo como João.


O Seminarista Gláucio Antônio Moreira falou sobre a respeito da formação dele como presbítero e o respeito que o levou a se tornar o confessor da rainha Joana.


O martírio por defender o sacramento da Confissão


Por ser confessor da rainha, São João Nepomuceno se tornou alvo da desconfiança doentia do Rei Venceslau. Nem sob tortura o santo cedeu. Por isso, foi morto na vigília da Ascensão de 1393.

A morte de São João Nepomuceno causou comoção. O rei tentou inventar uma desculpa para o crime, no entanto, não conseguiu esconder o real motivo.


São João Nepomuceno, o mártir da Confissão | Foto: Pascom/Paróquia São João Nepomuceno

Manifestação extraordinária


O processo de canonização de João Nepomuceno foi marcado por um fato extraordinário, como conta o seminarista Gláucio Antônio Moreira.

O seminarista Gláucio Antônio Moreira deixa um pedido de intercessão ao mártir da confissão.


Paróquia São João Nepomuceno em São João Nepomuceno | Foto: Pascom


50 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page