Por Rádio Catedral com informações do Vatican News e da Canção Nova

Nesta sexta-feira (31), a Igreja Católica faz memória de São João Bosco, o Dom Bosco. Presbítero, fundador da Congregação Salesiana e declarado "pai e mestre da juventude", pelo Papa São João Paulo II.
Como destaca o Vatican News, João Bosco tinha um propósito firme e constante: levar o maior número de almas ao Paraíso e atuou pela salvação eterna dos que encontrava pelas ruas ou que batiam à sua porta. Seu zelo com as crianças de rua, pobres ou sem educação, exigia, paulatinamente, uma vida mais espiritual do que social.
Em Juiz de Fora, no Bairro Dom Bosco, a Capela Imaculada Conceição celebra missa festiva às 19h, com Santa Missa. A Capela é parte da paróquia São Mateus e fica na Rua Imaculada Conceição, 145, Dom Bosco.
Na Arquidiocese de Juiz de Fora, há uma capela a São João Bosco comunidade na Vila Tonelli, área rural de Mar de Espanha, que é parte da paróquia Nossa Senhora das Mercês.
“Faça o que pode, Deus fará o que não podemos fazer. Confie sempre em Jesus Sacramentado e em Nossa Senhora Auxiliadora e verá o que são milagres”. A frase de São João Bosco é o tema do editorial com Padre Erélis
Presença dos salesianos em São João del-Rei
Antes de completar dois anos da canonização do santo, a obra salesiana foi fundada em São João del-Rei, onde se encontra até hoje, a Paróquia dedicada a Dom Bosco.
Para acolher os muitos jovens vocacionados à vida presbiteral e consagrada da região das Vertentes, Padre Orlando Chaves, Provincial dos Salesianos na época, fundou na cidade o Aspirantado (seminário), que se tornou o Colégio São João. Em paralelo, o Arcebispo de Mariana, Dom Helvécio Gomes de Oliveira, SDB, criou a Paróquia São João Bosco no Bairro das Fábricas, ao lado do novo prédio do Aspirantado que estava sendo construído.
Ao mudarem os aspirantes para o prédio novo, a Paróquia foi entregue aos Salesianos, em março de 1946. A obra se desenvolveu, foi ponto de romarias promovidas pelos devotos e pelos Salesianos Cooperadores (Ordem Terceira Salesiana).
Com o fechamento da Faculdade e do Colégio São João – transformados na Universidade Federal de São João del Rei – a paróquia continuou dando assistência religiosa ao povo. Nela funcionam a Obra Social Dom Bosco, o Movimento Comunitário Dom Bosco, dois oratórios (obra social de atendimento à criança e adolescente), Centro de Salesianos Cooperadores, Damas Salesianas e ex-alunos.
Os Salesianos deixaram e deixam a marca de presença educativa junto aos jovens. Assim como foi na Faculdade Dom Bosco, no seminário e Colégio São João, continuam hoje o seu ministério na paróquia que leve o nome do patrono dos jovens.
História de São João Bosco, fundador da Sociedade Salesiana
Fonte: Canção Nova
Nasceu perto de Turim, na Itália, em 16 de agosto de 1815. Muito cedo, conheceu o que significava a palavra sofrimento, pois perdeu seu pai tendo apenas dois anos. Sofreu incompreensões por causa de um irmão muito violento. Dom Bosco quis ser sacerdote, mas sua mãe o alertava: “Se você quer ser padre para ser rico, eu não vou visitá-lo, porque nasci na pobreza e quero morrer nela”.
Vida Sacerdotal
Logo, Dom Bosco foi crescendo diante do testemunho de sua mãe Margarida, uma mulher de oração e discernimento. Ele teve de sair muito cedo de casa, mas aquele seu desejo de ser padre o acompanhou. Entrou para o seminário em 1835, e, em junho de 1841, aos 26 anos de idade, ele recebeu a graça da ordenação sacerdotal.
Ousado e cheio do Divino Espírito Santo
Um homem carismático, Dom Bosco sofreu. Desde cedo, ele foi visitado por sonhos proféticos que só vieram a se realizar ao longo dos anos. Um homem sensível, de caridade com os jovens, que se fez tudo para todos. Dom Bosco foi ao encontro da necessidade e da realidade daqueles jovens que não tinham onde viver e necessitavam de uma nova evangelização, de acolhimento. Um sacerdote corajoso, mas muito incompreendido. Foi chamado de louco por muitos, devido à sua ousadia e docilidade ao Divino Espírito Santo.
Devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora
Dom Bosco, criador dos oratórios, e por meio deles as catequeses e orientações profissionais foram surgindo para os jovens. Enfim, Dom Bosco era um homem voltado para o céu, e por isso enraizado com o sofrimento humano, especialmente dos jovens. Grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, foi um homem de trabalho e oração.
Juventude
Exemplo para os jovens, foi pai e mestre, como encontramos citado na liturgia de hoje. São João Bosco foi modelo, mas também soube observar tantos outros exemplos. Em 1859, tendo o auxílio de Papa Pio IX, fundou a Congregação dos Salesianos dedicada à proteção de São Francisco de Sales, que foi o santo da mansidão. Isso Dom Bosco foi também para aqueles jovens e para muitos, inclusive aqueles que não o compreendiam.
Páscoa
Em 31 de janeiro de 1888, tendo se desgastado por amor a Deus e pela salvação das almas, ele partiu, mas está conosco no seu testemunho e na sua intercessão.
Via de Santificação
Foi beatificado por Pio XI em 2 de junho de 1929 e canonizado pelo mesmo em 1 de abril de 1934. Por ocasião do centenário de sua morte, São João Paulo II o declarou “pai e mestre da juventude”.
Comments