São Francisco de Sales: exemplo para jornalistas, escritores e comunicadores
- Radio Catedral
- 24 de jan.
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

Nesta sexta-feira (24), a Igreja Católica faz memória de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas e escritores
Os comunicadores são chamados à atuar com responsabilidade e esperança. O Padre Antônio Camilo de Paiva, Vigário Arquidiocesano para a Comunicação e o diretor da Rádio Catedral, fala sobre o exemplo de São Francisco de Sales para uma comunicação que aborde a esperança, tema do nosso ano Jubilar.
História de São Francisco de Sales
Francisco nasceu em uma família nobre, em 1567, estudou com os padres da Companhia de Jesus, com quem aprendeu vários idiomas. Apesar de ter estudado Direito, decidiu seguir a vocação religiosa e em 18 de dezembro de 1593, foi ordenado sacerdote aos 26 anos. A busca pelo conhecimento e pela vivência do amor de Deus o tornou a inspiração para a fundação da Congregação Salesiana.
São Francisco de Sales é descrito como um sacerdote que buscou a santidade não só para si, mas também para os outros. E por isso, ao longo da vida, demonstrou várias habilidades para comunicar o Evangelho a todos.
No seu itinerário de pregações, de zelo apostólico e de evangelização, semeando a unidade e espalhando, com a ajuda da imprensa, a sã doutrina cristã, foi escolhido por Deus para o serviço do episcopado em Genebra. Depois foi bispo em Annecy, França. Um apóstolo do amor e da misericórdia, visitava paróquias, reorganizava mosteiros, conventos e dedicava-se à pregação e catequeses para os fiéis.
Durante uma pregação em Dijon, em março de 1604, conheceu Joana Francisca de Chantal. Eles se tornaram amigos, aprofundaram a vivência do amor de Deus e fundaram, juntos, a Congregação da Visitação de Santa Maria, em 1610, em Annecy, para prestar socorro aos pobres e necessitados. Anos mais tarde, a Congregação tornou-se Ordem Contemplativa e as monjas passaram a ser chamadas de Visitandinas.
São Francisco de Sales morreu em 28 de dezembro de 1622, em Lyon, aos 55 anos. Foi beatificado em 1661 pelo Papa Alexandre VII, que também o canonizou em 1665 e declarado Doutor da Igreja pelo Papa Pio IX, em 1877.
Ele é também titular e patrono da família salesiana, fundada por Dom Bosco, que se inspirou nele ao adotar o nome [salesiano]. Também é patrono dos escritores e dos jornalistas devido ao estilo e ao conteúdo de seus escritos
Comentários