top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Rinite e sinusite: você sabe o que é e como evitar crises?

Por Fabíola Castro



Em qualquer época do ano a rinite e a sinusite podem trazer incômodos, mas especialmente quando temos um clima mais seco e frio. Por serem bastante semelhantes as doenças podem ser confundidas. É preciso entender o que as difere para que o tratamento seja feito da maneira mais correta e eficiente.


Este foi o assunto do "Bendita Saúde" desta quinta-feira (7) com a Dra. Alice Amaral que é Médica Nutróloga e especialista em medicina do esporte e exercício, com trabalho focado na medicina preventiva.


Confira:


O que é a rinite e sinusite?


Quais as causas e os fatores de risco?


Os principais sintomas que podem ser observados?


Como fazer o diagnóstico e como tratar?


Para prevenção das crises de rinite e sinusite, o que pode ser feito?


Rinite e sinusite tem vários sintomas respiratórios, assim como a Covid-19, como ficar atento nesses casos, como proceder?


A Dra. Alice destacou entre os fatores de risco para rinite e sinusite, além daqueles externos, também a queda da imunidade, diminuição das defesas do nosso sistema imunológico que pode ocorrer.


Na última terça-feira (5), falamos sobre imunidade, em entrevista com uma nutricionista que deu dicas também de como podemos manter alta a nossa imunidade através da alimentação, exercícios físicos, enfim, de hábitos saudáveis de vida.



Além dos medicamentos e da alimentação que a Dra. Alice também destacou, fazer higiene ambiental dos locais de convivência diária, mantendo-os livre de poeiras, mofo, de objetos que podem acumular poeira, são atitudes também importantes na prevenção. E ainda, manter os locais bem arejados, umidificados, como por exemplo, colocar uma vasilha com água ao lado da cama no momento de dormir, são pequenas ações do dia a dia que também podem ajudar!

25 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page