• Radio Catedral

Reunião de Revisão do ano no Seminário Santo Antônio é realizada

por Giovane Rezende


Foto: Assessoria de Comunicação da Arquidiocese JF

Foi realizada nesta sexta-feira (18) a Reunião de Revisão do ano no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. O momento contou com a participação do Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e todos os formadores presentes no Seminário, com todas as medidas de saúde e segurança.


O ano letivo, que foi encerrado no último dia 11 de Dezembro, com a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso, foi um ano de muitos desafios, principalmente com a pandemia do Novo Coronavírus. Após o mês de Março, as aulas, que se encerraram no último dia 4, passaram a ser realizadas on-line.

Nesta sexta, após a realização da Missa, aconteceu a reunião onde foram repassadas todas as atividades do ano de 2020 e houve o planejamento de 2021. Segundo Dom Gil, a forma como foi realizada a revisão é inédita.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, destacou a não desistência por parte de nenhum seminarista durante o ano letivo.

Segundo o Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, foi um ano que exigiu mudanças e atenções redobradas para a formação.

Conforme Monsenhor Luiz Carlos, a avaliação foi positiva e a formação foi concluída após muita superação nesse momento difícil.


Foto: Assessoria de Comunicação da Arquidiocese JF

Na missa realizada sexta, os seminaristas Alex Francisco da Silva e Ronny Moreira de Oliveira foram admitidos às Ordens Sacras. Os dois devem ser ordenados Diáconos no dia 31 de Janeiro, como conta Dom Gil Antônio Moreira.

Monsenhor Luiz Carlos comentou a admissão dos seminaristas Rony e Alex às Ordens Sacras na missa desta Sexta-feira, que abriu a reunião.

O rito de Admissão destina-se a que o aspirante ao Diaconato ou ao Presbiterato manifeste publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja para exercer a Ordem Sagrada. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a Sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconato e ao Presbiterato ( cf. Cerimonial dos Bispos, N. 479).


A Celebração Eucarística foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, que neste dia 18 comemorou 44 anos de Ordenação Presbiteral. A Eucaristia foi concelebrada pelo Reitor do Seminário, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, pelo Vice-Reitor, Padre Antônio Camilo de Paula, e por outros professores e formadores da instituição.

0 comentário

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .