top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Reunião avalia trabalho dos seminaristas nas Paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora

Por Roberta Oliveira

Nesta semana, uma reunião avaliou o trabalho dos seminaristas junto às paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora. Os padres participantes analisaram a atuação de cada seminarista junto ao conselho formador do Seminário Santo Antônio.

Além do estudo, da vida de oração, o processo formativo dos futuros padres passa por uma espécie de "estágio", onde há a convivência com as demandas da realidade das comunidades de fé. Atualmente, 24 seminaristas atuam em 19 paróquias da Arquidiocese se Juiz de Fora, além da Pastoral junto ao Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira


O Arcebispo falou sobre o encontro semestral para discutir esta etapa prática da preparação dos seminaristas para o sacerdócio.



Dom Gil Antônio Moreira destacou que este treinamento é uma ampliação para a formação dos futuros padres.






"Indo à pastoral, ele aprende como administrar a vida"


O Reitor do Seminário Santo Antônio, Padre Camilo de Paiva, comentou sobre a importância das avaliações semestrais dos seminaristas presentes nas paróquias.



Padre Camilo de Paiva, analisa a relevância da experiência pastoral na formação do seminarista.



"Aprendi muito mais nas paróquias", destacou Padre Crispim


O Vigário Forâneo da Forania Nossa Senhora das Dores, Padre José Crispim Filho, destacou que o processo beneficia tanto as paróquias quanto tanto o seminarista Paulo César, que atua na região semanalmente entre quinta-feira e domingo.



Tendo vivido esta formação enquanto seminarista, Padre Crispim aprova a iniciativa de abrir as portas das paróquias para os futuros sacerdotes.



Padre Anchieta: "Pandemia trouxe novas demandas ao trabalho pastoral"


O Animador da dimensão pastoral Padre José Anchieta Moura Lima destacou como esta vivência missionária se encaixa nas diretrizes da caminhada sinodal vivida na nossa igreja particular.



Padre Anchieta comentou que esta vivência nas comunidades de fé apresenta ao seminarista a realidade dos fiéis católicos, especialmente nos municípios do interior



Pároco Solidário da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Lima Duarte, Padre Anchieta complementou como as consequências da pandemia acrescentaram novas demandas à atuação dos padres no interior.



5 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page