• Radio Catedral

Retiro dos candidatos ao Diaconato Permanente é encerrado com Missa no Seminário Santo Antônio



No último sábado, 30 de novembro, foi encerrado o retiro dos candidatos ao Diaconato Permanente, com Celebração Eucarística na Capela do Seminário Santo Antônio. A Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira e concelebrada pelo Vigário Geral da Arquidiocese e diretor da Escola Diaconal, Monsenhor Luiz Carlos de Paula. O encontro teve início na sexta-feira (29) e reuniu todos os 25 candidatos para a última etapa antes da ordenação.


Durante o retiro, eles tiveram momentos de aprofundando espiritual e preparação. Para o candidato Manuel Cunha, da Igreja Santa Rita de Cássia, a satisfação é grande. “Terminamos hoje o retiro espiritual. É uma alegria muito grande! E também uma emoção, servir esse Deus absoluto e soberano, sob a nossa vida, com as normas da Igreja.”


Na homilia, Dom Gil falou da vida do santo dia, Santo André, exemplo de apóstolo, grande pregador e missionário. Em seguida, aprofundou no tema dos apóstolos: inspiração de fidelidade, serviço e vida. “Em primeiro lugar Cristo Senhor. Assim viveram para Cristo e morreram para Cristo. Foram considerados colunas para a Igreja. A coluna principal é Cristo, mas uma construção tem muitas colunas, sem elas as paredes não se sustentam”, afirmou o Arcebispo.


Os jovens que estão caminhando no Discernimento Vocacional Específico (DIVES) também participaram da celebração. Eles puderam ver o exame de admissão às ordens de um dos senhores, Carlos Roberto Buso, que aconteceu durante a missa.


Segundo Dom Gil, o retiro correu bem, “com grande proveito para todos eles e agora nessa mesa de encerramento nós queremos agradecer a toda caminhada formativa deles”, explicou o pastor. “Todos estão preparados para receber a ordem do diaconato. A grande cerimônia será sábado (7), às 14h30, na Catedral”, convidou.


Além disso, a celebração contará com a ordenação de três seminaristas, na ocasião eles se tornarão diáconos transitórios, e marcará a abertura prática do II Sínodo Arquidiocesano de Juiz de Fora.


*Fonte: arquidiocesejuizdefora.org.br

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .