Entrevistados destacam a emoção de participar da missa solene, que foi presidida pelo Núncio Apostólico, Dom Giambattista Diquattro
Por Roberta Oliveira e Fabíola Castro
A missa de abertura do Ano Jubilar e Mariano na Arquidiocese de Juiz de Fora contou com a presença de padres, autoridades religiosas e civis. A cerimônia foi realizada no domingo, 5 de fevereiro, presidida pelo Núncio Apostólico, Dom Giambattista Diquattro e também marcou o início da peregrinação das relíquias dos inspiradores vocacionais,
No entanto, acima de tudo, contou com a presença de representantes das paróquias das 12 foranias, atendendo ao chamado de que a festa era de cada um que faz parte da nossa Igreja Particular.
Alegria, felicidade, momento especial, bênção para a Arquidiocese
Trinta e duas pessoas da pastoral da acolhida da Paróquia Santa Rita, de Juiz de Fora, além de integrantes das pastorais da criança e da liturgia, ministros e fieis vestiram o branco que representava a Forania de Santa Teresinha. Bianca Nunes Menezes, coordenadora da pastoral da acolhida da Paróquia Santa Rita, reforçou que é um momento especial para a comunidade de fé.
Uma caravana representou a Paróquia São Sebastião, da Barreira do Triunfo, da Forania Imaculada Conceição. Segundo a paroquiana Lúcia Helena Fortunato, todos estavam felizes em participar deste dia marcante na história da Arquidiocese.
Quarenta pessoas da Paróquia Santo Antônio de Ewbank da Câmara (MG) também estavam neste momento emocionante, até para quem tem costume de sempre ir à igreja, como relatou Maria Nice de Souza.
Jane Lúcia de Assis comentou a expectativa do grupo que veio da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Matias Barbosa (MG) para a missa na Catedral Metropolitana.
Para Maria de Fátima de Oliveira Reis, presidente do Conselho Vicentino São José Operário e da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Lima Duarte (MG), foi uma celebração marcada pela alegria.
Paulo Henrique Gomes, Coordenador Arquidiocesano do Terço dos Homens, se disse emocionado pelos integrantes terem marcado presença na missa de Abertura do Ano Jubilar e Mariano.
Concelebraram a Missa Solene com o Representante do Papa Francisco no Brasil, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, o Arcebispo Emérito Dom Eurico dos Santos Veloso, os bispos de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, e de Leopoldina Dom Edson Oriolo, dioceses que compõem a Província Eclesiástica e Dom George Khouri, Eparca Melquita.
Presentes também representantes das Foranias e de movimentos católicos, todo Povo de Deus. Além do Sheik Hosni Youssef, da comunidade islâmica de Juiz de Fora e representando o poder público do município, a prefeita Margarida Salomão e o presidente da Câmara dos Vereadores, José Márcio Garotinho, estiveram na Catedral Metropolitana.
Saiba mais sobre a visita do Núncio Apostólico à Arquidiocese de Juiz de Fora
Diocese de Juiz de Fora, 99 anos: Dom Gil fala sobre relevância e futuro da nossa Igreja particular
"Perseverar na fé com amor e comunhão": mensagem de Dom Giambattista Diquattro à Rádio Catedral
“Bênção maior e mais bela que esperava”, Dom Gil analisa visita do Núncio Apostólico à Arquidiocese
Dom Giambattista Diquattro e Dom Gil falam sobre a força das vocações sacerdotal e religiosa
Forania São Vicente abre a peregrinação Mariana e Vocacional na Arquidiocese de Juiz de Fora
Maria, Mãe da Igreja: Dom Gil fala sobre chegada e peregrinação do Ícone na Arquidiocese de JF
Comments