Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Radio Catedral

Representantes da Província Eclesiástica de Juiz de Fora participam de Especialização em Catequética


*Foto: representantes da Província e as professoras Marlene e Lucimara Trevizan/Cedida pelo Pe. Emerson Assis

A Comissão Bíblico-Catequética e a Comissão Regional de Catequese do Regional Leste 2 da CNBB em parceria com a PUC Minas e o Instituto Regional de Pastoral Catequética (IRPAC) promoveram entre os dias 5 e 17 de janeiro a Especialização em Catequética.


Neste ano, a Pós-Graduação de regime intensivo recebeu 103 estudantes do 1º, 2º e 3º módulo e ocorreu na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG).


Dentre os presentes estiveram representantes da Província Eclesiástica de Juiz de Fora como Flávio Aparecido Rufino Afonso (catequista da Diocese de Leopoldina), Márcio José Ferreira Júnior (seminarista da Diocese de Leopoldina), Pe. Jorge Wilson Carvalho Fonseca (Diocese de São João Del Rei) e Pe. Emerson de Assis Braz (Arquidiocese de Juiz de Fora), que participaram do I Módulo da Especialização em Catequese.


De acordo com a coordenadora da Comissão de Catequese do Regional Leste 2, Lucimara Trevizan, a Pós-Graduação tem o intuito de qualificar o trabalho das coordenações diocesanas de catequese. “A partir do curso é possível refletir sobre a prática catequética à luz das orientações da Igreja e conhecer as novas perspectivas e linguagens, sobretudo na cultura urbana e digital”, esclarece. “Outro diferencial é o acompanhamento pessoal dos alunos, a troca de experiências e os estudos de casos, que auxiliam na intervenção nos processos catequéticos, visando melhorar a coordenação dos trabalhos e a formação de catequistas”, concluiu.


Sobre o IRPAC


O curso do IRPAC nasceu em janeiro de 1987, com a aprovação dos bispos e a inspiração de Inês Broshuis, dom Joaquim Mol, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, padre Alberto Antoniazzi, Bernardo Cansi e dom Mário Gurgel. Numa época de extrema carência de formação das coordenações de catequese do Regional Leste 2, o curso ajudou a melhorar o “rosto” da catequese nas (Arqui)Dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo.


Para a coordenação de Catequese do Regional Leste 2, o IRPAC é uma tentativa que deu certo, de oferecer um espaço de formação mais densa e profunda, com uma metodologia envolvente, além do cuidado especial com o acompanhamento dos alunos e com o cultivo da espiritualidade.


*Fontes: arquidiocesejuizdefora.org.br

Site do Regional Leste 2