• Radio Catedral

Repescagem da vacinação contra a covid-19 para profissionais da saúde começa nesta terça (15) em JF

Por Rádio Catedral


A Secretaria de Saúde de Juiz de Fora divulgou nesta segunda-feira (14), o novo calendário de vacinação contra a Covid-19 dos trabalhadores da saúde já pré-cadastrados e que não conseguiram ainda receber o imunizante. A vacinação desse público permanece no Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), como foi realizado anteriormente, entre esta terça-feira (15) e a próxima segunda (21).


A imunização será dividida por faixas etárias e, no primeiro dia, serão contemplados os profissionais de 41 a 59 anos. A Secretária de Saúde de Juiz de Fora, Ana Pimentel, pelas redes sociais detalhou o calendário.

Conforme orientação da Secretaria de Saúde serão vacinados apenas os profissionais que fizeram o pré-cadastro anteriormente e que fazem parte do grupo dos profissionais da saúde que são contemplados neste momento.


Estão incluídos no grupo prioritário os profissionais de saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência à saúde, sejam hospitais, clínicas, ambulatórios e outros locais, nas redes pública e privada, e que não foram vacinados até o momento. Profissionais como biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, odontólogos, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos e técnicos em radiologia, conforme a portaria 639, de 31 de março de 2020, do Ministério da Saúde. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, os profissionais autônomos também serão imunizados.


Pela definição do Ministério da Saúde são considerados trabalhadores da saúde a serem vacinados na campanha os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde, ou seja, trabalhadores que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais. Somente os trabalhadores vinculados a esses estabelecimentos estão contemplados neste momento pelo Plano de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.


O grupo engloba, ainda, os trabalhadores de apoio nos estabelecimentos de saúde como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros. Inclui-se, ainda, aqueles funcionários do sistema funerário, Instituto Médico Legal e Serviço de Verificação de Óbito e acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios, ou seja, que estejam em campo de prática.


Não serão imunizados neste momento, segundo o Ministério da Saúde, trabalhadores das academias de ginástica, clubes, salões de beleza, clínicas de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal.


No ato da vacinação, todos os trabalhadores da saúde devem apresentar documento (original e cópia) que comprove o seu vínculo ativo com o estabelecimento de saúde, além de documento de identidade.


O RU, Restaurante Universitário, onde acontece a imunização dos profissionais da saúde fica na Rua Rua Santo Antônio, s/n ao lado do Museu de Arte Murilo Mendes, no Centro de Juiz de Fora.

0 comentário