• Radio Catedral

Regional Leste 2 divulga nota sobre situação das (Arqui)Dioceses nesse tempo de pandemia



No início do mês, o Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) - que inclui Minas Gerais e Espírito Santo, assim a Arquidiocese de Juiz de Fora -, se reuniu para tomar algumas decisões acerca da situação das (Arqui)Dioceses neste cenário atual de pandemia do novo coronavírus.


Após, foi divulgada a nota oficial do posicionamento a ser tomado por todas as Igrejas particulares deste Regional. Confira abaixo:

AOS IRMÃOS (ARCE)BISPOS DO REGIONAL LESTE 2

IGREJA EM TEMPOS DE PANDEMIA


Coragem! Não tenhais medo! (Mt 14,27)


Caríssimos irmãos, em espírito de comunhão, agradeçamos e confiemo-nos ao Senhor, Bom e Belo Pastor, que nos chamou e nos concede a graça de exercer nosso ministério episcopal neste tempo marcado por tantos desafios.


Desejosos de continuar a missão que nos foi confiada, os membros do Conselho Episcopal de Pastoral do Leste 2 reunimo-nos por videoconferência, no dia 02 de maio, para refletir sobre a situação de nossas Igrejas Particulares neste tempo da pandemia (COVID 19), provocada pelo Coronavírus, e assumir conjuntamente atitudes pastorais em vista da promoção da vida, evangelização e cuidado com o Povo de Deus que nos foi confiado.


Na reunião, pensamos e propomos quatro pontos comuns como forma de enfrentamento da pandemia em nível de Leste 2, tanto quanto isso for possível:


  1. Não tomar a decisão de voltar à vida litúrgica presencial e comunitária nas dioceses, em âmbito global, sem que isso seja antes tratado em comunhão com o Regional (a qualquer momento podemos propor e realizar uma videoconferência para tratar desta questão). O distanciamento social precisa ser uma bandeira que levantamos como Regional. Mesmo que as Prefeituras emitam decretos de permissão da atividade religiosa, poderíamos ser responsabilizados por uma segunda onda de contaminação e obrigados, além disso, a suspender novamente as atividades.

  2. Favorecer que o atendimento pastoral dos fiéis pelo clero seja retomado gradativamente, com as devidas precauções e exigências, mesmo em caráter menos intensivo, com agendamento se necessário.

  3. Partilhar as experiências positivas de gestão solidária dos recursos das mitras bem como encaminhamentos legais e bem-sucedidos de contratos/acordos de trabalho especiais neste tempo de pandemia.

  4. Dedicar especial atenção aos seminaristas e formadores que estejam em isolamento social, utilizando as plataformas digitais ou outras mídias possíveis para a manutenção do cronograma acadêmico, incluindo aí também atividades orantes, partilhas e acompanhamentos diversos (espiritual e psicológico).


Levando-se em conta a gama de situações, problemas e questionamentos que a pandemia nos impõe, a diversidade de nosso Regional e as respostas dadas localmente a cada demanda, pensamos em realizar videoconferências temáticas sobre assuntos diversos, de modo que cada bispo participe, caso deseje, daquelas de seu interesse, por exemplo: economia e gestão de recursos, formação dos seminaristas, uso das mídias, legislação trabalhista em tempo de pandemia, etc. Estamos também pensando numa reunião virtual com todos os bispos do Regional para o mês de junho. Faremos comunicação em breve acerca de uma data.

No mais, queremos expressar e fomentar nossa comunhão como Regional neste tempo difícil e desafiador que nos obrigará, certamente, a repensar paradigmas e modelos pastorais e eclesiais.


Pedimos a Virgem Maria, Mãe da Piedade e da Penha, que nos ajude a cuidar com discernimento e coragem do rebanho confiado a nossa solicitude pastoral.


Presidência e Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Leste 2, em 02 de maio de 2020.


Dom José Carlos de Souza Campos Presidente

Presidente

Dom Paulo Bosi Dal’Bó Vice-presidente

Vice-presidente

Dom Geovane Luís da Silva Secretário

Secretário

Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Leste 2



*Fonte: Site do Regional Leste 2 da CNBB

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .