• Radio Catedral

Quinto Dia Mundial dos Pobres é celebrado na Arquidiocese

por Giovane Rezende*

No último Domingo, 14, foi lembrado o Dia Mundial dos Pobres. Este ano em que se celebra a 5º edição, com o tema “Sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14,7), o Papa Francisco afirma que “o rosto de Deus que Jesus revela é o de um Pai para os pobres e próximo dos pobres” e convida-nos a caminhar de encontro a eles.


No Brasil, adotou-se o tema: “Sentes compaixão?”, um convite a não ter indiferença frente ao sofrimento das pessoas em situação de vulnerabilidade e à crescente pobreza socioeconômica que assola, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 51,9 milhões de brasileiros e brasileiras.


Em nossa Arquidiocese, diversas ações foram realizadas em prol da evangelização e dos cuidados com os mais necessitados. Uma delas, foi promovida pela Comunidade Shalom, Missão Juiz de Fora, em parceria com o Instituto Padre João Emílio.


A iniciativa contou com café da manhã, momento de oração, auxilio de profissionais da área da saúde, como psicólogos, enfermeiros, dentistas, para realização de atendimentos. Além disso, foram disponibilizados serviços básicos como corte de cabelo e doações de roupas. O diretor-tesoureiro do Instituto Padre João Emílio, Padre Liomar Rezende de Morais, fala sobre as ações realizadas neste Dia Mundial dos Pobres.

Segundo a responsável pela Comunidade Shalom em Juiz de Fora, Raissa Souza, é a primeira vez que essa iniciativa é realizada pela comunidade na cidade.

A Ação Missionária Vicentina, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Benfica, também realizou um evento semelhante na Matriz da paróquia. No local, a população carente pôde realizar cortes de cabelo, adquirir roupas, além de se alimentar física e espiritualmente, com almoço e momento de evangelização. O Presidente do Conselho Central Santo Antônio, e Coordenador da Ação Missionária Vicentina e Trailer Banho, Confrade Vanderson Aparecido Gomes Magalhães, destaca esta importante ação em prol dos mais necessitados.

O trabalho da Ação Missionária Vicentina é permanente, portanto sempre são necessários materiais de higiene e de limpeza, roupas e alimentos. As doações podem ser entregues no Conselho Central Santo Antônio, da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), que fica na Avenida Brasil, 2500, no bairro Vitorino Braga, às segundas, quartas e sextas-feiras, de 14h às 18h. O telefone para informações é (32) 3321-7198.


Em Arantina, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida está arrecadando e incentivando doações de alimentos para a Fazenda da Esperança Santo Egídio, em Bom Jardim de Minas (MG), que está precisando de ajuda em sua manutenção e na conclusão da Casa Monsenhor Viana, que acolherá moradores de situação de rua. A paróquia também destinará parte dos alimentos para famílias assistidas em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).


Na cidade Arantina, os alimentos não perecíveis devem ser entregues na Missa deste terceiro domingo ou secretaria paroquial. Mais informações através do (32) 3296-1224.


*Fotos cedidas pela Ação Missionária Vicentina


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo