• Radio Catedral

Quinta-Feira Santa: Ceia do Senhor e início do Tríduo Pascal


O Tríduo Pascal, que começa na noite desta quinta-feira (1º), é o ponto alto da Semana Santa. Na Missa deste dia faz-se memória da Última Ceia de Jesus com os seus discípulos, durante a qual se revive a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Ministerial.

Na celebração ocorre ainda a cerimônia do Lava-Pés, gesto que não vai ser realizado novamente em 2021 em razão da pandemia da Covid-19. Ao final, acontece a chamada Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento do altar-mor da igreja para uma capela, o que também não vai acontecer este ano.

A orientação do Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, é que o Santíssimo seja conservado no Sacrário ou na Urna de Reposição em lugar próximo. Outra mudança na Quinta-feira Santa é a não realização da tradicional Missa dos Santos Óleos, que acontece tradicionalmente pela manhã, na Catedral Metropolitana, e reúne todos os padres da Arquidiocese. A celebração, na qual os presbíteros renovam seu compromisso como sacerdotes, foi remarcada para o dia 1º de maio, às 9 da manhã.

O Administrador da Catedral Metropolitana, padre José de Anchieta Moura Lima, explica o significado do Tríduo Pascal.

Segundo padre Anchieta, a Quinta-feira Santa nos faz recordar dois sacramentos da Igreja: A Ordem e a Eucaristia.

O ato de lavar os pés, tido como humilhante, se transforma em um gesto simbólico de serviço, conforme destaca padre José de Anchieta Moura Lima.

Ao celebrar a Santa Ceia e o lava pés evocamos a humildade de Jesus.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, pede que os fiéis acompanhem a programação da Semana Santa em suas Igrejas particulares, dentro de casa.

Dom Gil Antônio Moreira convoca os católicos para que não desanimem, por mais difíceis que estejam os tempos atuais.

Hoje, na Catedral Metropolitana, acontece às 18h a Solene Celebração da Ceia do Senhor presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. A missa não vai ser transmitida pela Rádio Catedral devido a Voz do Brasil. A celebração pode ser acompanhada pela WebTV A Voz Católica que transmite pelo YouTube e pelo Facebook da Arquidiocese de Juiz de Fora.

A programação completa nas paróquias e comunidades de nossa Arquidiocese você confere aqui em nosso site.

0 comentário