Por Rádio Catedral
Neste domingo (29), Juiz de Fora foi atingida por uma tempestade. Quedas de árvores e alagamentos voltaram a ser registrados na cidade. Equipes da Prefeitura, dos Bombeiros e da Cemig foram acionadas para os atendimentos. Não houve feridos, segundo eles.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Juiz de Fora registrou rajadas de vento de 92,16 km/h durante a tempestade. O pluviômetro que registrou maior volume de chuva foi o localizado no Milho Branco: 52,11mm, entre 18h e 1h da manhã. No registro do fim da tarde e início da noite, o pluviômetro na Cidade Universitária registrou 22,88 mm.
De acordo com a Defesa Civil, o mês de outubro registra 302,8mm de chuva, 157,48% maior do que o esperado para o mês. Já é o terceiro maior volume de chuva da história, segundo dados do Inmet.
A Guarda Municipal monitorou o Córrego Humaitá no Bairro Industrial, que saiu da calha. E o Demlurb finalizou a limpeza na Rua Acácio Alves Alvim, no Marilândia.
Atendimento das equipes da Prefeitura
No boletim divulgado na manhã desta segunda (30), a Defesa Civil informou que uma equipe da Guarda Municipal monitorou o Córrego Humaitá no Bairro Industrial. O córrego saiu duas vezes da calha e não atingiu nenhuma casa. Nesta manhã, a equipe do Demlurb realizará limpeza no Bairro Industrial. O serviço também sera feito em vias do Retiro.
Durante a noite, o Demlurb atuou com raspagem e limpeza no bairro Marilândia. O mesmo serviço será realizado nesta segunda, 30, no Linhares.
Nos dois locais, os danos na via foram fruto da movimentação de terra em obras. No Linhares, a obra é irregular e o responsável já foi autuado pelos fiscais de posturas da Sesmaur. O responsável pela obra no Marilândia também foi autuado e a obra está embargada até que sejam adotadas as medidas necessárias para contenção do carreamento de terra.
Outra frente trabalhou na desobstrução das ruas. A equipe da Empav recolheu árvores nas ruas: Vieira Pena, no Mundo Novo; das Margaridas e das Orquídeas, no Aeroporto; e José Lourenço, no São Pedro.
A Rua Florianópolis, no Nova Califórnia, permanece interditada. O recolhimento aguardava a intervenção da Cemig, já que há contato com a rede elétrica.
Também na manhã desta segunda-feira, a Empav fará o recolhimento nas ruas: Luiz Stehling, no Santa Luzia; Capitão Vanderley Nascimento, no Recanto dos Lagos e Antônio Ribeiro de Almeida, no Linhares.
Bombeiros
Além das ocorrências mencionadas pela Defesa Civil, os Bombeiros também foram acionados por causa de queda de árvore no Km 98 da MG 353, que deixou o trânsito em meia pista.
E também nas ruas Rua Eugênio de Souza Lima 1.690, Graminha e Rua Décio Guanabarino 1.690, Parque Alto. Neste caso, a árvore de grande porte atingiu a rede e causou rompimento de cabos da Cemig.
Bombeiros reforçaram que não houve registro de vítimas.
Cemig
Em nota, a Cemig informou que as equipes continuam atuando nas ocorrências de falta de energia registradas em vários pontos de Juiz de Fora em razão da forte chuva, de vento e raios, que atingiu a cidade neste domingo (29/10).
São mais de 120 profissionais da Cemig atuando para restabelecer a energia dos clientes atingidos o mais breve possível.
Comentarios