• Radio Catedral

Quarto domingo de agosto: Missa das Escolas Católicas e pela missão dos leigos

Por Fabíola Castro*


Na manhã do domingo (23), o 21º do Tempo Comum, dedicado à missão dos cristãos leigos e leigas na Igreja, foi celebrada na Catedral de Juiz de Fora, a Missa das famílias dos alunos das Escolas Católicas. A celebração, realizada anualmente em agosto, Mês Vocacional, foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, concelebrada pelo Vigário Episcopal para Educação, Comunicação e Cultura, Padre Antônio Camilo de Paiva, e também pelos padres desta paróquia. Dois Diáconos Permanentes serviram também ao altar.


Algumas pessoas puderam participar presencialmente da Eucaristia, mas a maioria dos funcionários, pais e alunos dos colégios Católicos de Juiz de Fora, acompanhou de forma on-line pelos meios de comunicação arquidiocesanos.


Dom Gil comentou sobre a importante e tradicional celebração realizada a cada ano e que em 2020 precisou ser de uma forma um pouco diferente.

Na Arquidiocese de Juiz de Fora há a Pastoral da Educação Católica, como explicou Dom Gil.

Neste quarto domingo de agosto e também ao longo dessa semana a Igreja lembra a vocação dos cristãos leigos.

A homilia da Missa foi proferida pelo Vigário Episcopal para Educação, Comunicação e Cultura, Padre Antônio Camilo de Paiva, e ele falou da vocação de ensinar tanto dos professores, como dos pais.

Padre Camilo destacou a importância dos primeiros educadores que são os pais.

Sobre o trabalho da Pastoral da Educação Católica, Padre Camilo, comentou como é feito.

Ao final da celebração, o Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira, comunicou sobre a realização da Missa do Crisma ou dos Santos Óleos, que deveria ter acontecido na Quinta-feira Santa, mas por conta da pandemia precisou ser adiada. A nova data é 1º de outubro, uma quinta-feira, às 9h30, na Catedral Metropolitana, com a presença de todos os padres.


Dom Gil ressaltou que é um momento de unidade da Igreja e desta Arquidiocese que caminha junto, realizando seu II Sínodo Arquidiocesano, com o lema “Proclamai o Evangelho pelas ruas e sobre os telhados” (cf. Mt 10, 27). O Arcebispo finalizou com a bênção a todos.

*Clique aqui e confira as fotos da celebração.


*Sonoras: Danielle Quinelato - Assessoria de Comunicação Arquidiocese JF

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .