Quarta-feira Santa: Jesus a luz que não se apaga e que quer passar a Páscoa - e a vida - conosco
- Radio Catedral
- 27 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Padre Leonardo Pinheiro e Padre Tiago Samuel Nunes Ferro, C.Ss.R., falam sobre os significados das cerimônias da Quarta-feira no contexto da Semana Santa
Por Roberta Oliveira

Sermão do Encontro, Vias Sacras, confissões, unção dos enfermos, Ofício de Trevas. a Quarta-feira Santa contempla cerimônias variadas nas paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora.
Por isso conversamos com Padre Leonardo Pinheiro, pároco da Igreja São Mateus e Padre Tiago Samuel Nunes Ferro, C.Ss.R., vigário paroquial da Igreja da Glória sobre o significado destas celebrações no contexto da Semana Santa.
"Somos a casa onde Jesus quer celebrar a Páscoa"
Em comum, as cerimônias da Quarta-feira Santa preparam para a celebração do Tríduo Pascal, como analisa o Padre Leonardo José de Souza Pinheiro, pároco da Igreja São Mateus.
Segundo Padre Leonardo, os textos do Evangelho de São Mateus na Quarta-feira Santa levam à reflexão de que nós somos a casa onde Jesus quer celebrar a Páscoa-------------------
Por isso, Padre Leonardo reforça aos católicos à necessidade de estar com o coração preparado para acolher Jesus, não apenas na Páscoa, mas em todos os dias da vida.
Jesus, a luz que não se apaga
Às 19h30, uma cerimônia tradicional será celebrada na Igreja São Mateus e em outras sete paróquias da Arquidiocese: o Ofício de Trevas.
Neste rito, há a leitura de leituras, salmos e preces penitenciais, enquanto as 15 velas em um candelabro, que representam os apóstolos e as Marias que estiveram presentes no enterro de Jesus, são apagadas aos poucos até restar uma, que significa que a Luz de Jesus, como explica o Padre Tiago Samuel Nunes Ferro, C.Ss.R., vigário paroquial da Igreja da Glória, onde haverá Oficio de Trevas a partir das 19h.
O Ofício de Trevas também será celebrado nas igrejas do Rosário; Nossa Senhora da Assunção, em Paula Lima; Santa Maria Eterna, em Humaitá na cidade de Juiz de Fora. No território, a cerimônia também será realizada nas paróquias Santo Antônio em Goianá; Nossa Senhora da Conceição em Matias Barbosa e Santa Ana em Santana do Garambéu.
Oração na Rodoviária
Também será realizada missa no Terminal Rodoviário Miguel Mansur a partir das 19h30, que faz parte das celebrações da Paróquia Nossa Senhora da Cabeça, no Bairro São Dimas, da quarentena de São Judas.
Comentarios