Por Rádio Catedral
Quem busca qualificação profissional em Minas Gerais pode se inscrever em um dos cursos gratuitos do Minas Forma. O programa de capacitação está oferecendo mais de 8 mil vagas, com 1.460 delas já disponíveis em setembro. Até o final de 2024 serão mais de 150 turmas.
Pessoas em situação de vulnerabilidade social podem se capacitar e profissionalizar pelo Minas Forma dentro do projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, a Sedese-MG, em parceria com o Senac.
A primeira fase do programa é voltada aos setores de Turismo e Cultura, com 356 turmas distribuídas por 101 municípios do estado. O público-alvo são pessoas inscritas no CadÚnico, especialmente jovens de 18 a 29 anos, com ou sem qualificação, e mulheres acima de 40 anos. Contudo, a iniciativa está aberta a todos os mineiros em situação de vulnerabilidade. Todos os cursos estão preparados para receber pessoas com deficiência.
O subsecretário de Inclusão Produtiva, Trabalho, Emprego e Renda da Sedese, Arthur Campos, fala da universalidade do projeto.
Entre os cursos oferecidos estão Técnicas Básicas para Garçom, Técnicas Básicas para Camareira, Ferramentas de Marketing Digital, Condutor de Visitantes, e vários outros relacionados à hospitalidade e serviços. Juiz de Fora e Barbacena estão entre os municípios que integram o projeto. O subsecretário Arthur Campos ainda destaca os benefícios do programa.
Mais informações sobre os cursos oferecidos e as cidades que integram o programa você confere no site do projeto.
Comments