Projeto “Dedo de Prosa” divulga informações e tira dúvidas sobre financiamento cultural em JF
- Radio Catedral
- 11 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Iniciativa está sendo realizada por regiões da cidade.
Por Fabíola Castro e Roberta Oliveira

O projeto “Dedo de Prosa” promovido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) divulga informações e tira dúvidas sobre editais de financiamento de projetos culturais em Juiz de Fora.
A iniciativa que já vem sendo realizada tem como destaques nesse momento, o Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), e a Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal. Nas reuniões, que são gratuitas e abertas a todos os interessados, também são apresentados a estrutura e os projetos da Funalfa, que funciona como a Secretaria de Cultura do município.
O “Dedo de Prosa” já teve dois encontros em 2023, nos bairros Santa Rita e Grama, além de uma edição especial sobre a Lei Paulo Gustavo no Anfiteatro João Carriço – Paço Municipal – Centro.
O ciclo de abril será aberto nesta quarta-feira, 12, na região do Bairro Ponte Preta, como explica o assessor da Funalfa, Ricardo Martins.
Ricardo Martins afirma que um dos maiores desafios da Funalfa é fazer com que as pessoas que trabalham na roda produtiva da cultura nas diversas regiões da cidade se reconheçam como artistas e possam utilizar os recursos disponibilizados.
Além desta quarta, a programação do “Dedo de Prosa” segue até o fim de abril, conforme Ricardo Martins.
A edição 2023 do Programa Cultural Murilo Mendes, que utiliza recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fumic), está em fase final de preparação e o lançamento acontece ainda neste primeiro semestre, conforme divulgado. Já a Lei Paulo Gustavo, que deve destinar a Juiz de Fora o valor estimado de R$ 4.295.608,58 e utiliza recursos do Fundo Nacional de Cultura.
Nesse momento, a Lei Paulo Gustavo se encontra em fase de regulamentação e, por orientação do Ministério da Cultura, os municípios estão promovendo escutas à comunidade artística para identificar demandas e prioridades que direcionem o Plano de Ação, por meio do qual será feita a distribuição da verba.
Em Juiz de Fora, a Consulta Pública permanece aberta até quarta-feira, 12. Clique aqui. A participação é aberta a qualquer morador da cidade com idade mínima de 18 anos.
Confira a agenda do "Dedo de Prosa"
*Dia 12/04 – 18h – Ponte Preta e região
Local: Praça Dorvina Maria Barbosa – Rua José da Silva Rosa
*Dia 19/04 – 19h – São Judas Tadeu e região
Local: Rua Major Ivan da Veiga Figueiredo
*Dia 20/04 – 18h – Santa Cecília e região
Local: Quadra da Mocidade Alegre – Rua Heitor Soares de Almeida, 7
*Dia 25/04 – 18h – Floresta e região
Local: Escola Municipal Carolina de Assis – Avenida Coronel Assis, 15
*Dia 26/04 – 18h30 – Vitorino Braga e região
Local: Centro de Referência em Direitos Humanos – Rua Vitorino Braga, 126 B
Confira também:
Comments