Procon recomenda à Cemig que reveja critérios para renegociação de dívidas
- Radio Catedral
- 10 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

O Procon emitiu uma recomendação à Cemig para revisão de políticas e condições que definem os critérios de negociação e parcelamento de dívidas. A medida foi motivada pelos dados do Observatório das Relações de Consumo, após 1.195 reclamações contra a companhia, entre dezembro de 2022 e outubro de 2024.
A empresa também figura como uma das três mais reclamadas mensalmente desde setembro de 2023 e apresenta baixa solução, principalmente quando analisado que 99% dos consumidores tentaram resolver problemas de forma direta com a empresa antes de procurar o Procon. Também foi levantado pelo Observatório que uma das críticas mais recorrentes é em relação a renegociação e parcelamento de dívidas.
A partir disso, o Procon constatou que a forma como a Cemig lida com a inadimplência impacta diretamente no acesso ao serviço básico de energia elétrica. A recomendação reforça as considerações legais como o comprometimento máximo mensal dos devedores de até 20% da renda, somando o gasto essencial e a quitação de dívida; o não condicionamento da negociação a cartões de crédito e a não exigência de entrada com comprometimento superior a 20% da renda do devedor.
O órgão de defesa do consumidor também recomenda à companhia que estabeleça um canal fácil de comunicação direta para a mediação de conflitos, além de dispor de equipe especializada e preparada para esse atendimento.
Em nota enviada à Rádio Catedral, a Cemig disse que reforça o compromisso de fornecer o melhor atendimento aos clientes e está aberta ao diálogo para a busca de soluções.
Com relação às recomendações emitidas pelo Procon de Juiz de Fora, esclarece que mantém uma política de parcelamento para auxiliar os clientes da empresa que tenham a necessidade de negociar valores em aberto com a empresa.
Ainda de acordo com a nota, as formas de negociação com a Cemig são facilitadas e disponíveis ao cliente de maneira automática através dos canais digitais de atendimento da Empresa como WhatsApp, Agência Virtual e Aplicativo Cemig, onde é possível simular e avaliar a melhor opção. Além disso, é oferecido o parcelamento pelo cartão de crédito.
Comments