• Radio Catedral

Procon promove semana de conscientização sobre o Código de Defesa do Consumidor

Por Rádio Catedral

*Foto: Site PJF.

Neste mês, é comemorado os 31 anos de aniversário do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Por isso, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de Juiz de Fora (Procon) promove uma semana de conscientização entre os dias 13 e 17 de setembro. (Confira abaixo a programação)


A programação prevê palestras on-line sobre direito do consumidor, educação financeira e superendividamento; distribuição de CDC para a população e lojistas do Centro através do Procon Móvel, no Calçadão da Rua Halfeld e em campanha itinerante nos shoppings Independência e Jardim Norte; além de postagens educativas diárias na página da Escola de Direito do Consumidor e Educação Financeira (EDCEF) do Procon no Instagram.


“Este tipo de ação é de grande relevância para conscientizar os consumidores, especialmente durante o período da pandemia, em que as pessoas estão mais vulneráveis aos golpes em razão do crescimento das compras on-line”, disse o Superintendente do Procon, Eduardo Floriano.



Código de Defesa do Consumidor


Sancionado em setembro de 1990, o CDC é um dispositivo jurídico criado para estipular os direitos básicos para proteger o consumidor de possíveis práticas abusivas de fornecedores. Este código garante a proteção contra publicidades enganosas e abusivas, além de assegurar o direito à informação sobre os diferentes tipos de produtos e serviços.


Em pesquisa realizada entre o fim de 2020 e o início de 2021, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) apontou que 96% dos brasileiros possuem algum tipo de conhecimento sobre seus direitos enquanto consumidores. Em Juiz de Fora, o Procon é o órgão que garante a defesa e proteção do consumidor.



Confira a programação


13/09 - Segunda-feira

13h às 17h: Postagem Educativa no Instagram da EDCEF

Procon Móvel no calçadão da Rua Halfeld para distribuição aos lojistas e consumidores de Códigos de Defesa do Consumidor


14/09 - Terça-feira

15h: Postagem Educativa no Instagram da EDCEF

Palestra Virtual sobre Comércio eletrônico e Superendividamento com Crystian Takeuchi e Cláudia Lazzarini. A palestra será gravada e disponibilizada no canal do YouTube às 15h.


15/09 - Quarta-feira

14h às 17h: Postagem Educativa no Instagram da EDCEF

Procon Móvel no Shopping Independência para distribuição do Código de Defesa do Consumidor aos lojistas


16/09 - Quinta-feira

14h às 17h: Postagem Educativa no Instagram da EDCEF

Procon Móvel no Shopping Jardim Norte para distribuição aos lojistas de Código de Defesa do Consumidor


17/09 - Sexta-feira

15h: Postagem Educativa no instagram da EDCEF

Palestra de encerramento da Semana de Aniversário do Código de Defesa do Consumidor, alertando sobre os possíveis golpes aplicados contra os consumidores. A palestra será gravada e disponibilizada no canal do YouTube às 17h.

0 comentário