Primeiro retiro para Leigos Sinodais é realizado no Ceflã
- Radio Catedral
- 2 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Por Fabíola Castro*

Dezenas de leigos e leigas de Juiz de Fora participaram, no sábado (29) e domingo (1º), de um Retiro Sinodal no Ceflã.
O encontro, realizado dentro do contexto do II Sínodo Arquidiocesano, reuniu dois representantes de cada comunidade, totalizando cerca de 70 pessoas das 45 paróquias da cidade e refletiu o lema sinodal “Proclamai o Evangelho pelas ruas e sobre os telhados” (cf. Mt 10,27).
Durante os dois dias de retiro, os participantes tiveram momentos de espiritualidade, oração, palestras de aprofundamento, deserto e Celebrações. Todas as atividades foram conduzidas por leigos, padres e diáconos que compõem a Comissão Ampliada para o II Sínodo.
O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, destacou o entusiasmo e comprometimento de cada leigo sinodal.
Os chamados leigos sinodais se juntarão aos missionários sinodais, cuja principal atribuição é participar das sessões mensais realizadas na Cúria Metropolitana de Juiz de Fora. O intuito é que cada vez mais pessoas participem das reflexões e trabalhos do Sínodo, como explica o secretário-executivo da Pastoral Arquidiocesana, membro da Comissão do II Sínodo, Padre Everaldo José Sales Borges.
Um dos palestrantes, Elton Firmino, da Comunidade Católica Apascentai, falou sobre a importância do anúncio da Palavra de Deus, do anúncio de Jesus a todos, em todos os lugares.
Rosângela Aparecida Gomes Sobreira, da Paróquia São Pedro, relatou a sua experiência do retiro e de ser leiga sinodal.
O leigo Luiz Gajardo, da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, do Bairro de Lourdes, reforçou o sentido do trabalho que eles realizarão como transmissores da Palavra de Deus, evangelizadores da Igreja em saída.
O 2º Retiro Sinodal está previsto para os dias 1º e 2 de agosto e contará com a presença de outros leigos designados pelas paróquias da cidade. As comunidades do interior participarão mais efetivamente da iniciativa pastoral a partir de 2021.
*Sonoras: Monalisa Lima
Comments