top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Primeiro Plano: inscrições para as mostras da edição 2023 já estão abertas

*Por Rádio Catedral


A 22ª edição do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades abriu as inscrições até 4 de agosto para as mostras competitivas. O evento será em outubro, colocando na vitrine os trabalhos de cineastas estreantes de Juiz de Fora, Zona da Mata e de países da América do Sul.


Além de trazer filmes inéditos do circuito brasileiro e sul-americano para as salas de cinema de Juiz de Fora, o Festival Primeiro Plano também organiza uma semana temática, com debates e oficinas sobre produção audiovisual com profissionais renomados do mercado.


A diretora de comunicação do Festival Primeiro Plano, Marília Lima, orientou como os interessados podem se inscrever neste ano.


A diretora de comunicação reforça que os realizadores podem se inscrever em uma das duas mostras do Festival Primeiro Plano.


Com o fim da pandemia da Covid-19, Marília Lima destaca que a organização está com expectativas bem otimistas para este ano, que terá uma diferença em relação às edições anteriores.


Inscrição de filmes


Até o dia 4 de agosto, os interessados podem se inscrever no site do Festival Primeiro Plano, preenchendo o formulário referente a uma das duas mostras competitivas. No mesmo site, também está o edital completo do evento de 2023.


A Mostra Competitiva Regional é voltada a cineasta estreante residente em Juiz de Fora, Zona da Mata ou Vertentes. E na Mostra Competitiva Mercocidades o público-alvo é formado por diretores estreantes de qualquer país da América do Sul.


Poderão concorrer trabalhos finalizados a partir de janeiro de 2022, desde que não tenham como finalidade a divulgação de empresas e/ou instituições. A duração máxima da exibição, gravada em 35 mm ou digital, não poderá passar dos 25 minutos.


Quem preferir apresentação o filme em DVD, deverá entregá-lo ou enviá-lo para a Avenida Itamar Franco, 728/503 - Centro de Juiz de Fora - CEP 36010-020, até o dia 4 de agosto.


Uma curadoria selecionará os filmes que irão compor as mostras.


Incentivo financeiro e premiações


Na Mostra Competitiva Regional, os filmes selecionados concorrem ao prêmio de R$ 10 mil, o Incentivo Primeiro Plano. O vencedor ainda terá acesso a serviços de parceiros para a finalização de um curta, de até 20 minutos, que será exibido na edição 2024 do Primeiro Plano.


Também haverá a escolha do Melhor Filme pelo júri popular e o troféu Luzes da Cidade, com avaliações dos diretores participantes da Mostra Mercocidades, com prêmio de R$ 1.000.


Na mostra Mercocidades, os filmes concorrem aos prêmios nas categorias: direção, som, fotografia, montagem, atuação, trilha musical, direção de arte e melhor filme. A avaliação será feita por um júri especializado, além do júri popular, formado pelos espectadores.

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page