top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Primeiro Fórum Cultura de Paz será realizado em Juiz de Fora nesta quinta, 2

Por Rádio Catedral


Nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, acontece em Juiz de Fora o I Fórum Cultura de Paz do Município. A iniciativa é promovida pela Prefeitura em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e tem o objetivo de promover um espaço de discussão com representantes dos diversos setores da sociedade civil acerca da temática da violência e da promoção de uma Cultura de Paz na cidade.


O evento será realizado às 18h, no Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (Mamm) e contará com a presença da prefeita Margarida Salomão. As inscrições são feitas por meio de formulário on-line e são voltadas para profissionais de saúde, demais trabalhadores que integram a Rede de Prevenção e Enfrentamento das Violências e a sociedade em geral.


O secretário de Saúde de Juiz de Fora, Ivan Chebli, destacou a importância do evento que se caracteriza como um alerta a toda a sociedade sobre a necessidade de medidas de enfrentamento a um grau de violência cada vez maior, que repercute sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).


De acordo com Ivan Chebli uma das diretrizes do SUS de política pública é justamente o enfrentamento às violências em suas várias formas.


A coordenadora do projeto “Cultura de Paz”, professora Cacilda Andrade de Sá, explica que no I Fórum Cultura de Paz haverá um espaço de discussão, informação, de levantamento de dados sobre a violência no município e apresentação dos resultados do que já foi realizado até agora.


Segundo a pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia de Souza Coimbra, o projeto Cultura de Paz vem trabalhando para fortalecer as políticas sociais implementadas pela PJF, com formação aos profissionais da saúde, divulgação de informações para a comunidade e dentro da Universidade, colocando em prática suas pesquisas e conteúdos em benefício da população.


No Fórum que acontece nesta quinta, 2, às 18h, serão apresentadas palestras, painéis, mesa redonda e o público presente terá acesso ao resultado das atividades realizadas pelo projeto Cultura de Paz e Prevenção das Violências: tecendo redes, construído em parceria entre a PJF e a UFJF. O Fórum contará ainda com uma apresentação da Orquestra do Instituto de Artes e Design da UFJF. O evento tem previsão de encerramento para as 21h30 e acontece no MAMM - Museu de Arte Moderna Murilo Mendes que fica na Rua Benjamin Constant, 790 – Centro de Juiz de Fora.


Confira a programação do I Fórum Cultura de Paz do Município de Juiz de Fora

18h: Abertura


18h30: Apresentação cultural: Orquestra do Instituto de Artes e Design (IAD)/ UFJF


19h: Painel: Enfrentamento das Violências em Juiz de Fora

Raio X da Violência contra as mulheres em Juiz de Fora

Convidados: Jonathan Ferreira Thomaz - Subsecretário de Vigilância em Saúde/Secretaria de Saúde/PJF

Louise Cândido Souza - Gerente do Depto de Vigilância Epidemiológica/Secretaria de Saúde/PJF


Cultura de Paz e Políticas Públicas de Segurança

Convidada: Dra Letícia Paiva Delgado - secretária de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc)/PJF


19h30: Conferência: O espiral das violências e a cultura da paz

Convidado: Prof. Dr. Faustino Teixeira


20h: Mesa redonda - Cultura de Paz e Enfrentamento das Violências: tecendo redes

Mediador: Jonathan Ferreira Thomaz - Subsecretário de Vigilância em Saúde/Secretaria de Saúde/PJF


A experiência da parceria entre UFJF e PJF - Cacilda Andrade de Sá (UFJF)

Rede de Atenção a Violência em Juiz de Fora - Wagner Batella (UFJF)

Vigilância das Violências: dar visibilidade ao problema - Ana Amélia Dias (SRS-JF)


Debate


21h30: Encerramento

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page