top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Prevenindo e tratando o excesso de peso - projeto da UFJF oferece auxílio no combate à obesidade

Por Fabíola Castro



A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desenvolve desde 2011 o projeto de extensão “Prevenindo e tratando o excesso de peso” que atua, atendendo, por ano, cerca de 450 pacientes, via Sistema Único de Saúde (SUS), com uma equipe composta por professoras e estudantes de graduação da universidade.


A proposta é o acompanhamento integral e multidisciplinar aos indivíduos com excesso de peso, com foco em prevenção, educação, autonomia e autocuidado, através de grupos operativos remotos, materiais educativos e assistência médica ambulatorial.


A Professora da Faculdade de Medicina da UFJF e coordenadora do projeto, Danielle Guedes Ezequiel, participou do quadro "Bendita Saúde" trazendo informações sobre as atividades do grupo e falando da importância dos hábitos saudáveis de vida.


Confira:


O que é o projeto de extensão “Prevenindo e tratando o excesso de peso” e como ele funciona?


Para quem é voltado, quem pode participar?


Então, as pessoas podem buscar informações pelas redes sociais, mais especificamente pelo Instagram do projeto e a partir dali ter acesso às informações e também às reuniões virtuais do grupo?


Quais os problemas a obesidade podem trazer para a vida da pessoa?


Qual a diferença entre obesidade e excesso de peso?


Quando é preciso que a pessoa fique atenta para que não haja problemas de saúde, mas também que não fique obcecado com a questão do peso?


A obesidade está relacionada somente com a alimentação?


Falando da alimentação, qual seria uma forma mais simples de reeducação alimentar, que não seja difícil, complicada para as pessoas e acessível?


Essa reeducação alimentar não deve estar ligada a restrição?


Sempre nos deparamos com produtos diet, light, eles são recomendados?


Voltando a falar do projeto de extensão “Prevenindo e tratando o excesso de peso”, foi produzido um caderno de receitas?


Qual a mensagem você deixa para finalizarmos?


As reuniões do projeto “Prevenindo e tratando o excesso de peso” sobre os problemas causados pelo sobrepeso e a obesidade são quinzenais e de forma virtual, além de serem abertos ao público em geral e os interessados em participar podem fazer contato com a equipe por meio das redes sociais: @abordagemdoexcessodepeso, onde está disponível também o livro digital “Nosso Caderno de Receitas”, com receitas saudáveis e poesias! Boa combinação, inspiradora para um estilo de vida mais saudável!


14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page