Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Radio Catedral

Prefeitura disponibiliza portal da Ouvidoria Geral do Município

Por Giovane Rezende*

Foto: Divulgação/PJF

A Prefeitura de Juiz de Fora disponibilizou nesta segunda-feira (16), em seu portal, a página da Ouvidoria Geral do Município, onde a população pode consultar relatórios, registrar reclamações, denúncias, sugestões, elogios e informações de caráter geral e participar de consultas públicas, entre outras atividades relacionadas aos serviços prestados no Município.


Consolidando esse objetivo, o prefeito Antônio Almas afirmou que "este é mais um passo dado pela Prefeitura, no compromisso de aproximar o cidadão das ações realizadas pela gestão municipal. A participação popular é fundamental para a construção de melhorias na cidade".


Segundo a controladora-geral do Município, Marlene Bassoli, "se o cidadão é quem legitima o poder através do voto, ele também é o protagonista de todo o processo de cidadania, de fiscalização da gestão e da eficiência do serviço público. Para isso, o poder público tem o dever de disponibilizar ferramentas para a população".


Um dos instrumentos disponibilizados é o "Portal da Transparência – PJF de Portas Abertas", onde se encontram diversas informações, desde prestação de contas a dados de receita e despesa de toda ordem, como gastos constitucionais com educação e saúde, além dos estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, com pessoal e dívidas, por exemplo, entre outros.


Dentro da página estão presentes os canais Fala.BR, o Portal da Transparência, a lei de Acesso à Informação, o Portal de Serviços, a Ouvidoria do SUS de Juiz de Fora e o Colab.re. A criação da Ouvidoria Geral do Município faz parte das ações de Reestruturação Administrativa da Prefeitura e integra a estrutura da Controladoria Geral do Município, juntamente com a Controladoria e Corregedoria Geral do Município.


*Informações da Secretaria da Controladoria Geral do Município