- Radio Catedral
Prefeitura de Juiz de Fora lança Orçamento Participativo 2020

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lançou, nesta terça-feira, 6 de agosto, o Orçamento Participativo 2020. Na iniciativa, a população poderá opinar em qual área a administração deve investir mais recursos municipais para o próximo ano. O anúncio foi feito pelo Prefeito Antônio Almas (PSDB), em entrevista coletiva à imprensa.
A participação popular será promovida por meio da plataforma digital gratuita Colab, com votação aberta a partir desta terça-feira (6), até 15 de setembro.
A pesquisa virtual busca atingir o maior número possível de pessoas. O resultado será incluído na Lei Orçamentária Anual (LOA), a ser enviada para apreciação da Câmara Municipal em outubro.
Após anos sem realizar o Orçamento Participativo, a PJF contará com o apoio da tecnologia para saber o que a população deseja e quais são suas prioridades para a cidade, como ressaltou Antônio Almas, durante a coletiva.
Entre as opções que a população poderá ajudar a PJF a escolher onde investirá recursos estão:
Revitalização de parte do Complexo Mascarenhas (Praça Antônio Carlos e Mercado Municipal);
Construção de calçadões para pedestres nas ruas Marechal Deodoro e Batista de Oliveira;
Revitalização da Praça da Estação;
Ampliação de programas sociais, culturais e esportivos, como Núcleo Travessia, Gente em Primeiro Lugar e Bom de Bola;
Realização de eventos culturais, como Carnaval e festas temáticas;
Construção de uma escola de educação infantil para crianças com idade entre 3 e 5 anos; e
Obras de revitalização de uma unidade de atendimento à saúde.
Ao iniciar a votação do Orçamento Participativo pelo Colab, o cidadão encontrará perguntas sobre os problemas e os desafios para cidade; quais devem ser as áreas prioritárias para aplicação de recursos; e uma questão específica sobre qual obra deve ser realizada preferencialmente no próximo ano. Os participantes também serão questionados sobre a forma de consulta pública que consideram mais adequada para ser utilizada na realização do Orçamento Participativo do próximo ano. Em algumas questões, será possível registrar uma opinião descritiva.
É possível votar também pelo link.
Aplicativo Colab
A plataforma Colab, livre e gratuita, já foi utilizada para pesquisas no mesmo sentido na cidade de Santos (SP), e de Teresina (PI). A Organização das Nações Unidas (ONU) também utilizou a plataforma recentemente para ouvir a população brasileira.
Para evitar registros duplos e perfis falsos, o cadastro do Colab exige e certifica a veracidade de dados como o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do usuário.