Prefeitura de Juiz de Fora flagra descarta irregular de resíduos às margens do Rio Paraibuna
- Radio Catedral
- 30 de jun.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

A Guarda Municipal de Juiz de Fora e a Fiscalização de Posturas flagraram, na manhã desta segunda-feira, dia 30, um descarte irregular de resíduos às margens do Rio Paraibuna. O crime ambiental aconteceu entre as pontes das ruas Halfeld e Carlos Otto, na região central da cidade.
A ação foi identificada pelas câmeras do Centro de Monitoramento e Operações (CMO), que flagraram o despejo de entulho de obra diretamente na área considerada de preservação. As imagens permitiram rastrear o trajeto dos envolvidos até o ponto de origem dos resíduos, em uma obra localizada na Rua Batista de Oliveira. Com o apoio das imagens, a Fiscalização de Posturas foi acionada, os responsáveis foram autuados e o entulho foi removido imediatamente.
O descarte de qualquer tipo de lixo nas margens e no leito do Rio Paraibuna é proibido por lei. As margens do rio são consideradas Área de Preservação Permanente (APP) e, portanto, protegidas por uma faixa de 50 metros, onde não é permitida nenhuma atividade que provoque dano ambiental.
Segundo a Lei de Crimes Ambientais, ações que comprometam a vegetação nativa ou poluam o meio ambiente com risco à saúde humana, à fauna ou à flora podem resultar em reclusão de até quatro anos e pagamento de multa.
Comments