Prefeitura de JF realiza mutirão para atualizar CadÚnico no sábado (22)
- Radio Catedral
- 19 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Por Danielle Quinelato

A Prefeitura de Juiz de Fora realiza no próximo sábado, 22 de outubro, de 8h às 15h, um Mutirão nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) para atualização do Cadastro Único. Dez unidades vão realizar o serviço. O Cras de Benfica não vai funcionar, então os moradores do bairro devem se dirigir ao Cras Barbosa Lage ou Santa Cruz.
Diversos programas e benefícios sociais utilizam o Cadastro Único como base para seleção. Para participação em todos os programas, as famílias inscritas devem manter seus dados cadastrais atualizados. Em vídeo divulgado nas redes sociais, a Secretária de Assistência Social, Malu Salim, faz um apelo às famílias cadastradas no CadÚnico.
Vale lembrar que o prazo para a atualização de dados se encerraria no dia 14 de outubro, mas foi prorrogado pelo Ministério da Cidadania por causa das enormes filas formadas em todo o país nos Centros de Referência de Assistência Social. Agora, os integrantes do CadÚnico de famílias que estão no processo de revisão cadastral 2022 têm até o dia 11 de novembro para efetuarem o procedimento.
O diretor de gestão do CadÚnico e programas Socioassistenciais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Nelson Mauri, destaca que a ideia do processo é verificar se há inconsistência nos dados.
Nelson Mauri também fala das consequências para aquelas famílias que não atualizarem o cadastro.
Para o cadastro é necessário apresentar as cópias das contas de luz ou telefone e CPF. É importante também a apresentação das certidões de nascimento das crianças, carteira de trabalho dos adultos, comprovante de renda, RG e CPF de todos da casa e caso seja requerente ou beneficiário do BPC/LOAS, apresentar CPF de todos da família.
Em todo o país, pelo menos 263 mil famílias correm o risco de ter o registro cancelado, o que impossibilita o recebimento do Auxílio Brasil, por exemplo. Em Juiz de Fora, há 2.476 famílias que necessitam atualizar o cadastro para não terem os benefícios cancelados e bloqueados.
Vale lembrar que este sábado é mais uma oportunidade para regularizar a situação, mas que esse serviço é feito de segunda a sexta, das 8h às 17h, nos 11 Cras de Juiz de Fora.
Comments