Por Fabíola Castro
A Receita Federal finaliza o prazo para envio das declarações do imposto de renda 2022, sem multa, na próxima terça-feira, 31 de maio. Conforme divulgado nesta segunda-feira (23), são aguardadas ainda nove milhões de declarações. Até as 11h, foram 25.094.079 documentos entregues – cerca de 73% das 34,1 milhões de declarações esperadas este ano.
A Advogada do Núcleo de Prática Jurídica da Estácio, Rayanna Costa, explica quem é obrigado a declarar Imposto de Renda em 2022.
A advogada Rayanna Costa, destaca, além daquelas pessoas que não se enquadram em nenhumas das obrigatoriedades citadas, quem não precisa fazer a declaração do imposto de renda.
Após declarar o Imposto de Renda, vem a restituição aos contribuintes, que de acordo com a Receita Federal, serão disponibilizados cinco lotes de restituição neste ano, nos dias: 31 de maio; 30 de junho; 29 de julho; 31 de agosto; e 30 de setembro.
A partir das 10h desta terça-feira (24), o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022 - que contempla também restituições residuais de exercícios anteriores - estará disponível para consulta.
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".
Comments