Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Radio Catedral

Prazo da recadastramento biométrico é prorrogado para 6 de março

Por Giovane Rezende


Foto: Divulgação/CMJF

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), decidiu adiar para 6 de março o encerramento dos trabalhos do recadastramento biométrico em 62 municípios mineiros, incluindo Juiz de Fora. A informação vai ser publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta terça-feira (4).


Segundo o Tribunal, a decisão foi tomada em virtude de nos dias 15 e 16 de fevereiro, último fim de semana antes do fim do prazo revisional, haver uma manutenção da infraestrutura do cadastro eleitoral, com indisponibilidade de sistemas associados a ele, em âmbito nacional. A reta final do atendimento aos eleitores poderia ser prejudicada, em função da impossibilidade de serem realizados plantões nessas datas.


Com a medida, eleitores de 62 municípios têm até o dia 06 de março para procurarem um cartório eleitoral ou posto de atendimento e fazerem o recadastramento biométrico. Quem perder esse prazo vai ter o título de eleitor cancelado e não pode votar enquanto não regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. As cidades que tiveram prazo ampliado podem ser conferidas neste link.


Para fazer o recadastramento biométrico ou buscar outros serviços da Justiça Eleitoral, é necessário que o eleitor leve documento de identificação oficial e comprovante de endereço. Quem já tiver o título pode levá-lo, para facilitar o procedimento.


Para o eleitor do sexo masculino com mais de 18 anos que for tirar o título pela primeira vez, também é necessário apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar. Em todos os municípios, o atendimento é feito por ordem de chegada ou por agendamento, que deve ser feito no site do TRE-MG, ou pelo Disque-Eleitor 148.


Nas eleições municipais de 2020, a biometria será obrigatória em 259 municípios mineiros, incluindo os 62 que estão terminando a revisão biométrica. Dos 15.730.448 eleitores mineiros, 7.765.183 já fizeram o recadastramento, o que corresponde a 49,36% do eleitorado.


Em Juiz de Fora, 253.948 eleitores já fizeram o recadastramento, o que correspondem a 62,95% do total, que é de 403.395 votantes.