top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Praça da Estação passa a receber semanal de coleta de materiais recicláveis em Juiz de Fora

Atualizado: 5 de mai. de 2023

Por Roberta Oliveira

Ação semanal "Coleta Seletiva na Praça" começou nesta quinta-feira, 4, na Praça da Estação Foto: Demlurb/Divulgação

Começou nesta manhã de quinta-feira, 4 de maio, o projeto “Coleta Seletiva na Praça” em Juiz de Fora. A partir de agora, as pessoas podem fazer o descarte adequado de materiais recicláveis toda quinta-feira, de 9h às 17h, na Praça da Estação, no Centro de Juiz de Fora.


A ação é uma parceria da Prefeitura, via Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) com as associações que participam do Programa de Incentivo às Cooperativas e Associações de Catadores de Materiais Recicláveis.


A Diretora Geral do Demlurb, Ana Luisa Guimarães, contou que a iniciativa surgiu nestas conversas com os representantes das associações dos catadores de materiais recicláveis.


Ana Luisa Guimarães orienta sobre quais materiais recicláveis podem ser entregues nesta ação semanal e como será a destinação de tudo que for arrecadado.

De acordo com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), 62% dos domicílios de Juiz de Fora são atendidos pelo serviço de coleta seletiva. A Diretora Geral, Ana Luisa Guimarães analisou os impactos e vantagens desta ação em parceria com as associações de catadores que atendem às metas municipais sobre destinação correta dos resíduos.


Programa de Incentivo às Cooperativas e Associações de Catadores de Materiais Recicláveis.


Os encontros semanais contam com a presença da secretária de Governo, Cidinha Louzada; da diretora-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Ana Luisa Guimarães; e do secretário Especial de Direitos Humanos, Biel Rocha.


Participam representantes das seguintes associações: União da Vitória; Lixo Certo (Alicer); Associação dos Catadores de Papéis e Resíduos Sólidos de Juiz de Fora (Apares), Associação Municipal de Catadores de Papel e Materiais Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf); Associação Deus é Maior (Adem); e Coleta Seletiva – JF.


Materiais que serão recolhidos no “Coleta Seletiva na Praça

  • Papel: folhas de papel, jornal, revista, papelão, cartolina, embalagem Tetra Pak (caixinha de leite).

  • Plástico: Isopor, potes e tampas, garrafas plásticas, garrafas pet, frascos de material de limpeza, frascos de produtos de higiene e beleza, brinquedos, baldes, material em PVC;

  • Vidro: copos, garrafas, embalagens de molho e potes de vidro.

  • Metal: Latinhas de alumínio, latas de aço (de óleo, de molho de tomate, de sardinha…), ferragens, esquadrias, arames.

  • Eletrônico: cabos, pilhas, lâmpada de led, televisores, carregadores, baterias, aparelhos celulares, CDs.

Também será disponibilizado um espaço para o descarte de óleo de cozinha usado. Para ser descartado, deve ser colocado em garrafa pet bem fechada, para evitar vazamentos.







23 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page