top of page

População de Juiz de Fora deve começar a cair até 2037, aponta estudo da Fundação João Pinheiro

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 9 de mai.
  • 1 min de leitura

Por Rádio Catedral


Neste Dia Municipal da Pessoal Idosa, 9 de maio, uma pesquisa aponta que Juiz de Fora pode enfrentar queda populacional já nos próximos anos. A previsão consta em um estudo divulgado pela Fundação João Pinheiro, que analisou as projeções de crescimento para todas as regiões de Minas Gerais até o ano de 2047.


De acordo com o levantamento, a população de Juiz de Fora e de outras cidades como Barbacena e Pouso Alegre deve começar a diminuir a partir do período de 2032 a 2037, antes mesmo da queda populacional prevista para o estado como um todo, que deve acontecer depois de 2037.


A pesquisa revela um processo de envelhecimento da população e, segundo o gerontólogo José Anísio da Silva, o Pitico, confirma o que já é uma realidade.


A combinação de menos nascimentos e maior longevidade está transformando o perfil demográfico do estado, com consequências diretas no mercado de trabalho, por exemplo, como destaca Pitico.



Pitico, que também é membro da Câmara Sênior, projeto da Câmara Municipal de Juiz de Fora, também ressalta que a influência dessa transformação na área de saúde, que precisará potencializar programas e projetos voltados para a terceira idade.


No total, Minas Gerais deve alcançar 21,9 milhões de habitantes em 2037 e, a partir daí, começar a apresentar queda populacional, chegando a 21,7 milhões em 2047. O estudo também aponta um aumento da razão de dependência dos idosos: até 2047, para cada 10 pessoas em idade produtiva, haverá aproximadamente seis dependentes — em sua maioria, idosos. Esses dados servem de alerta para que políticas públicas sejam planejadas desde já, como ressalta Pitico.







Comments


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page