top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

PJF explica processo de imunização contra Covid-19 e próximas etapas da vacinação no município

Por Fabíola Castro



A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou na tarde desta sexta-feira (29), uma coletiva de imprensa para explicar o processo de imunização e também apresentar as próximas etapas da vacinação no município.


O Executivo havia informado na quinta-feira (28) que todos os trabalhadores de saúde em atividade dos hospitais de porta aberta do município serão contemplados com a vacinação, esclarecendo que o segmento “trabalhadores da área da saúde” inclui profissionais da saúde, profissionais de apoio, entre outros profissionais envolvidos no contexto local de trabalho dos serviços de saúde, de acordo com o estabelecido e especificado no Plano Nacional de Operacionalização contra a Covid-19 publicado e atualizado pelo Ministério da Saúde em 25 de janeiro de 2021.


A Secretária de Saúde, Ana Pimentel, falou sobre esse público a ser imunizado.

Juiz de Fora já vacinou até o momento, segundo os últimos dados, 5716 pessoas dos grupos prioritários da primeira fase. A vacinação é realizada exclusivamente por equipes da Prefeitura para se ter um maior controle das doses aplicadas e com registro nominal de cada vacinado, conforme a Subsecretária de Vigilância em Saúde, Cecília Kosmann. Ela detalhou a quantidade de imunizados de cada grupo.

Cecília Kosmann explicou também a vacinação por unidade hospitalar.

Os profissionais da saúde dos hospitais de porta aberta, ou da urgência e emergência, devem ser vacinados até o domingo (31). Já na segunda-feira (1º) outras unidades de saúde serão contempladas.

Segundo a Subsecretária de Vigilância em Saúde, Cecília Kosmann, a vacinação seguirá um fluxo de ampliação dos grupos conforme o recebimento de novas doses.

A Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora recebeu, na quinta-feira (28) mais vacinas contra a Covid-19 - imunizantes da CoronaVac e as primeiras doses da AstraZeneca. No total, chegaram 17.420 doses para a Regional de Juiz de Fora, que é composta por mais 36 cidades da Zona da Mata: 10 mil doses são das vacinas da AstraZeneca e 7.420 da CoronaVac.


Segundo a Secretária de Saúde, Ana Pimentel, as doses para Juiz de Fora devem ser entregues ao município na próxima segunda-feira (1º de fevereiro).

De acordo com Ana Pimentel, ainda não é possível estimar a quantidade de pessoas a mais que serão vacinadas com essas novas doses. Segundo ela, é preciso primeiro saber sobre a determinação de quanto tempo será necessário para aplicar a segunda dose da vacina da AstraZeneca. A vacina CoronaVac necessita da segunda dose em duas ou três semanas.


A secretária Ana Pimentel destacou também que não há um tempo estipulado para finalizar a vacinação já em curso, tendo em vista que diante da possibilidade de recebimento de mais doses periodicamente os públicos a serem vacinados vão sendo ampliados.

Na primeira remessa de vacinas recebidas por Juiz de Fora no no último dia 19, foram 33,8 mil unidades da Coronavac.

49 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page