• Radio Catedral

PJF explica processo de imunização contra Covid-19 e próximas etapas da vacinação no município

Por Fabíola Castro



A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou na tarde desta sexta-feira (29), uma coletiva de imprensa para explicar o processo de imunização e também apresentar as próximas etapas da vacinação no município.


O Executivo havia informado na quinta-feira (28) que todos os trabalhadores de saúde em atividade dos hospitais de porta aberta do município serão contemplados com a vacinação, esclarecendo que o segmento “trabalhadores da área da saúde” inclui profissionais da saúde, profissionais de apoio, entre outros profissionais envolvidos no contexto local de trabalho dos serviços de saúde, de acordo com o estabelecido e especificado no Plano Nacional de Operacionalização contra a Covid-19 publicado e atualizado pelo Ministério da Saúde em 25 de janeiro de 2021.


A Secretária de Saúde, Ana Pimentel, falou sobre esse público a ser imunizado.

Juiz de Fora já vacinou até o momento, segundo os últimos dados, 5716 pessoas dos grupos prioritários da primeira fase. A vacinação é realizada exclusivamente por equipes da Prefeitura para se ter um maior controle das doses aplicadas e com registro nominal de cada vacinado, conforme a Subsecretária de Vigilância em Saúde, Cecília Kosmann. Ela detalhou a quantidade de imunizados de cada grupo.

Cecília Kosmann explicou também a vacinação por unidade hospitalar.

Os profissionais da saúde dos hospitais de porta aberta, ou da urgência e emergência, devem ser vacinados até o domingo (31). Já na segunda-feira (1º) outras unidades de saúde serão contempladas.

Segundo a Subsecretária de Vigilância em Saúde, Cecília Kosmann, a vacinação seguirá um fluxo de ampliação dos grupos conforme o recebimento de novas doses.

A Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora recebeu, na quinta-feira (28) mais vacinas contra a Covid-19 - imunizantes da CoronaVac e as primeiras doses da AstraZeneca. No total, chegaram 17.420 doses para a Regional de Juiz de Fora, que é composta por mais 36 cidades da Zona da Mata: 10 mil doses são das vacinas da AstraZeneca e 7.420 da CoronaVac.


Segundo a Secretária de Saúde, Ana Pimentel, as doses para Juiz de Fora devem ser entregues ao município na próxima segunda-feira (1º de fevereiro).

De acordo com Ana Pimentel, ainda não é possível estimar a quantidade de pessoas a mais que serão vacinadas com essas novas doses. Segundo ela, é preciso primeiro saber sobre a determinação de quanto tempo será necessário para aplicar a segunda dose da vacina da AstraZeneca. A vacina CoronaVac necessita da segunda dose em duas ou três semanas.


A secretária Ana Pimentel destacou também que não há um tempo estipulado para finalizar a vacinação já em curso, tendo em vista que diante da possibilidade de recebimento de mais doses periodicamente os públicos a serem vacinados vão sendo ampliados.

Na primeira remessa de vacinas recebidas por Juiz de Fora no no último dia 19, foram 33,8 mil unidades da Coronavac.

0 comentário

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .