• Radio Catedral

PJF cria Dia Municipal dos Catadores de Materiais Recicláveis e programa de incentivo

Por Rádio Catedral

*Foto: PJF.

Na manhã desta sexta-feira (12), um evento no prédio da Prefeitura de Juiz de Fora marcou a assinatura de dois decretos pela prefeita Margarida Salomão que instituem o dia 13 de novembro como o “Dia Municipal dos Catadores de Materiais Recicláveis” e também o Programa de Incentivo às Cooperativas e Associações de Catadores de Materiais Recicláveis, promovendo uma parceria público-privada para a atividade e incentivando a criação de cooperativas de catadores.

A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, destacou a importância do reconhecimento desses trabalhadores.


Em 13 de novembro, também é comemorado o Dia Mundial da Gentileza, criado para inspirar um mundo mais gentil. Assim, a celebração municipal traz a referência da gentileza como forma de levar à reflexão sobre a importância das atividades realizadas pelos catadores.


A presidente da Ascajuf – Associação Municipal dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Recicláveis, Maria Aparecida Souza de Oliveira, destacou que há muitos anos os trabalhadores que atuam como catadores na cidade procuravam apoio do Poder Público.


O Programa de Incentivo às Cooperativas e Associações de Catadores de Materiais Recicláveis tem como objetivo estimular a geração de trabalho e renda, em especial, às pessoas físicas de baixa renda. Além de atender ao Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), o decreto dispõe a criação de associações de trabalho entre os catadores que atuam na coleta e comercialização de resíduos sólidos recicláveis. Inclusive, possibilita a emancipação econômica e demais direitos sociais. Tal como, promove a educação ambiental nas escolas municipais, visando desenvolver a defesa do meio ambiente e a valorização da coleta seletiva. A cooperativa que deseja participar do Programa, deve efetuar o cadastro no Demlurb. Para o cadastramento, é necessário que a entidade possua título de utilidade pública e que não se constitua com fins lucrativos. De acordo com a diretora-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Gisele Pereira Teixeira, o Programa de Incentivo às Cooperativas e Associações de Catadores de Materiais Recicláveis de Juiz de Fora vai possibilitar a essas entidades, trabalhar em conjunto com o Demlurb, serem parceiras no trabalho de coleta seletiva e de reciclagem no município. Prevê também que as associações possam receber áreas para a destinação e triagem desses materiais, além de equipamentos e outras formas de parcerias que vão melhorar o trabalho dessas pessoas que já é de extrema importância para o meio ambiente, para a nossa cidade ficar mais bem cuidada e sustentável.



0 comentário