Pix Automático entra em vigor nesta segunda (16)
- Radio Catedral
- 16 de jun.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral, com Agência Brasil

A nova modalidade de pagamento criada pelo Banco Central promete substituir o débito automático tradicional e os boletos bancários. A ferramenta permitirá que consumidores autorizem cobranças periódicas de forma automática direto na conta bancária, sem a necessidade de digitar dados toda vez que fizerem um pagamento. A autorização é feita uma única vez, e o valor combinado é debitado na data acordada.
Segundo o Banco Central, até 60 milhões de brasileiros que não têm cartão de crédito devem ser beneficiados com a novidade. O serviço já estava disponível desde maio para clientes do Banco do Brasil, mas agora passa a ser oferecido pelas demais instituições financeiras.
O Pix Automático poderá ser usado para pagar contas como luz, água, telefone, mensalidades escolares, academias, assinaturas digitais e outros serviços recorrentes. A cobrança pode ocorrer 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana e feriados.
O cliente poderá ajustar ou cancelar a cobrança a qualquer momento pelo aplicativo do banco. Já as empresas, inclusive os microempreendedores individuais (MEI), poderão aderir ao sistema sem a burocracia de convênios com cada banco.
Para garantir segurança, o Banco Central estabeleceu critérios rígidos: apenas empresas com mais de seis meses de atividade poderão usar o sistema. Além disso, os bancos devem checar dados cadastrais, tipo de serviço oferecido e o histórico de relacionamento da empresa com os clientes, para evitar fraudes.
Comments